Anais do Evento
Tópicos especiais
POTENCIAL ENERGÉTICO DA BIOMASSA E BRIQUETE DE BAMBU (Dendrocalamus strictus (Roxb.) Nees)Gustavo S. J. Pereira1, Jhonatan W. Moreira1, Demila D. da M. Cruz1, Alana R. Roldão1, Macksuel F. da Silva1, Carlos R. S. Júnior1
1Universidade Federal de Goiás
E-mail: gustavostrack@discente.ufg.br
O gênero Dendrocalamus apresenta um adensamento natural devido a um acúmulo de lignina em seu colmo. Dentre as diversas formas de aproveitamento da biomassa vegetal, a briquetagem apresenta vantagens superiores aos outros biocombustíveis, com a otimização que engloba a densidade de massa e as características energéticas do bambu. O objetivo foi avaliar o potencial energético da biomassa e características físico-mecânicas de briquetes da espécie de bambu Dendrocalamus strictus. A metodologia de análise foi a avaliação da biomassa "in natura", pelos parâmetros de densidade a granel (DG), carbono fixo (CF), cinzas (C), materiais voláteis (MV), a densidade básica (DB), poder calorífico (PC), e a densidade energética (DE). E os parâmetros da biomassa na forma de briquetes visam avaliar características físico-mecânicas, a durabilidade, teor de umidade e a expansividade volumétrica. Os resultados das caracterizações indicaram para a biomassa "in natura", valores médios de: DG de 0,24 g.cm-³, PC de 4550,8 kcal.kg.cm-¹, DB de 0,55 g/cm³, DE de 2,52 Gcal.m-³, MV de 81%, C com 2,8% e CF de 15,38 %. Os briquetes apresentam durabilidade de 99,8%, teor de umidade com 10,59% e 6,62% expansão volumétrica, em média. A espécie de bambu D. strictus apresentou potencial de aplicação para o uso como fonte renovável para o setor energético brasileiro. Apresenta uma alta densidade na forma "in natura" e briquetes poucos friáveis.
Palavras-chave: Bioenergia, Dendrocalamus, Densidade.
Agradecimentos: Ao laboratório de qualidade da madeira e bioenergia, por todo o suporte disponibilizado pelo professor Carlos Sette, Matheus Peres e o técnico Macksuel Fernandes.
