Anais do Evento
Qualidade da Madeira
IDENTIFICAÇÃO ANATÔMICA DE ESPÉCIES DO GÊNERO Caryocar e LecythisKaick C. de Sousa1, Alana A. da Silva1, Beatriz do C. C. Lima1, Thaís dos S. F.1, Andressa C. M.1, Luiz E. de L. M.1
1Universidade do Estado do Pará
E-mail: be4trizlima1507@gmail.com
O objetivo deste trabalho foi descrever as características anatômicas macroscópica e microscópica de C. villosum, C. glabrum, L. pisonis e L. lurida, a fim de diferenciá-las entre si. As madeiras utilizadas nesta pesquisa foram obtidas a partir de resíduos de manejo florestal sustentável da Área de Manejo Florestal Rio Capim, Paragominas, Estado do Pará. As espécies de Caryocar apresentaram parênquima axial apotraqueal difuso e difuso em agregado. Para os aspectos quantitativos observou-se as seguintes diferenças para C. villosum e C. glabrum, respectivamente: diâmetro de vaso (188,23 e 197,84 µm) , frequência de raio (12 e 16), largura (64 e 20 µm) e altura de raio (398.80 e 601.67 µm) e frequência de vaso (12 e 7.5). Para o tipo de parênquima axial, L. pisonis apresentou parênquima em faixas estreitas de até três células de largura e em faixas reticuladas. L. lurida também foi observado parênquima em faixas estreitas de até três células de largura, porém mais espaçadas. As estruturas anatômicas das espécies estudadas são muito parecidas entre si, sendo difícil diferenciá-las. No entanto, foi possível observar diferenças na cor e nos aspectos quantitativos e no tipo de parênquima axial.
Palavras-chave: Anatomia da madeira; embarcações, floresta tropical
Agradecimentos: Agradeço imensamente todos os coautores desse trabalho que se entregaram ao maximo no desenvolvimento do mesmo.