Logo de V Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira
Aguarde um momento o carregamento da página

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

19-21 de outubro, 2022

Realização

19-21 de outubro, 2022

Local

Goiânia, Goiás

Envio de Trabalho

Finaliza em 31/08/2022

Anais do Evento


Qualidade da Madeira

AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DE CLONES DE EUCALYPTUS EM DIFERENTES CONDIÇÕES EDAFOCLIMÁTICAS, UTILIZANDO ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS

Carolina Kravetz1, Cinthya Bertoldo1, Rafael M. Lorensani2, Fernanda T. P. G.3

1UNICAMP, 2Valora Madeira Ltda, 3Sylvamo do Brasil

E-mail: carolinakra.12@gmail.com

Este trabalho teve como objetivo o acompanhamento do desenvolvimento de clones de Eucalyptus produzidos em duas regiões com diferentes condições edafoclimáticas, a partir de ensaios não destrutivos. Para isso, foram selecionados três clones, com 4 anos de idade, e foram realizados ensaios de ultrassom, assim como medições de altura e diâmetro à altura do peito (DAP), em quatro momentos durante o período de 12 meses. Como resultado, foi observado um crescimento primário (altura) e secundário (DAP) das árvores ao longo do ano. As velocidades de ultrassom foram afetadas com maior intensidade aos períodos de seca e de maior disponibilidade hídrica. Por fim, verificou-se que as diferentes condições edafoclimáticas presentes nas duas regiões de cultivo dos clones influenciaram nos seus crescimentos, tanto primário quanto secundário.

Palavras-chave: DAP; Altura; Ultrassom

Agradecimentos: Ao Laboratório de Ensaios Não Destrutivos (FEAGRI- UNICAMP) e à Sylvamo do Brasil pelo fornecimento de material para a pesquisa e a contribuição dos colaboradores da Pesquisa Florestal.

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa