Anais do Evento
Industrialização e produtos da madeira
POTENCIAL FUNGICIDA DE EXTRATOS PROVENIENTES DE RESÍDUOS MADEREIROS DE ESPÉCIES AMAZÔNICASLais G. da C. Brocco1, Victor F. Brocco1, Marcelly C. M. de Castro1, Rennata C. A. C. da Conceição11, Antônio T. S. de Almeida22, Andressa V. X. Barbosa3
1Universidade do Estado do Amazonas, 2Universidade Federal do Espírito Santo , 3Universidade Estadual do Centro-Oeste
E-mail: lais-costa1@live.com
Este trabalho teve como objetivo avaliar o potencial fungicida de extratos obtidos dos resíduos do processamento industrial de espécies madeireiras da Amazônia Central. Os resíduos na forma de serragem das espécies Hymenolobium sp., Dinizia excelsa, Roupala sp., Cordia sp., Manilkara huberi, Buchenavia sp. e Cariniana micrantha foram utilizados para a preparação dos extratos nas concentrações de 1, 2 e 4%. As concentrações e os extratos foram testados em ensaios de inibição fúngica em placas de Petri. Ao final de sete dias de crescimento, observou-se que o extrato de Roupala sp. inibiu em aproximadamente 80% o crescimento do fungo Postia placenta e 90% do Trametes versicolor em todas as concentrações testadas. O extrato de Hymenolobium sp. também apresentou uma boa inibição, ocorrendo principalmente na concentração de 2% e 4% para o P. placenta e uma inibição quase completa para o T. versicolor.
Palavras-chave: Extrativos; Preservativo natural; Organismos xilófagos
Agradecimentos: A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e a Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) pela concessão das bolsas e recursos para o desenvolvimento da pesquisa.