Logo de V Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira
Aguarde um momento o carregamento da página

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

19-21 de outubro, 2022

Realização

19-21 de outubro, 2022

Local

Goiânia, Goiás

Envio de Trabalho

Finaliza em 31/08/2022

Anais do Evento


Qualidade da Madeira

PROPRIEDADES FÍSICAS DE PAINÉIS OSB (ORIENTED STRAND BOARD) PRODUZIDOS COM MADEIRA DE PINUS TAEDA L.

Boris E. V. Zegarra1, Flávia M. S. Brito2, Percy A. Z. Pollito1, Geraldo B. Júnior2, Mario Tomazello-filho2

1Departamento Académico de Ingeniería Forestal y Medio Ambiente, Universidad Nacional Amazónica de Madre de Dios-UNAMAD, Puerto Maldonado-MDD, Perú, 2Departamento de Ciências Florestais, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), Piracicaba/SP, Brasil

E-mail: pazpolli@unamad.edu.pe

O estudo teve por objetivo avaliar as propriedades físicas de painéis OSB, produzidos com madeira de Pinus taeda. Foram aplicados dois tratamentos, a saber, (a) partículas de madeira produzidas a partir das toras inteiras do tronco de P. taeda e (b) partículas de madeira oriundas dos resíduos de laminação (rolo resto) do tronco de P. taeda. As seguintes propriedades físicas dos painéis OSB foram testadas: densidade, umidade, absorção de água em 2 e 24 horas e inchamento em espessura em 2 e 24 horas. Os resultados indicaram um efeito significativo da origem das partículas de madeira sobre todas as propriedades dos painéis OSB avaliadas, a exceção do teor de umidade. Painéis OSB constituídos de partículas de madeira oriundas do rolo resto apresentaram menor densidade. As propriedades dos painéis OSB relacionadas à AA2h, AA24h, IE2h e IE24h foram influenciadas pelo tipo de partícula da madeira. Os painéis OSB produzidos com partículas de madeira provenientes do rolo resto do tronco apresentaram maiores taxas de AA e IE, com os valores de AA 2h e IE2h similares aos reportados na literatura. Nenhum dos tratamentos atendeu a normatização. Em relação ao ensaio de inchamento dos painéis OSB em espessura após 24 horas os resultados indicaram que não houve o atendimento das normas para os 2 tipos de painéis.

Palavras-chave: propriedades tecnológicas, tora inteira, rolo resto

Agradecimentos: xxxxx

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa