Anais do Evento
Tópicos especiais
QUALIDADE ENERGÉTICA DE BRIQUETES DE RESÍDUOS PRODUZIDOS COM O MALTE GERADO NA PRODUÇÃO DE CERVEJAKamilla C. A. da Silva1, N. da S. Lima2, G. S. Andrade2, Elias C. de Souza1, Alexandre S. Pimenta2, Ananias F. D. Júnior3
1Departamento de Ciências Florestais, Universidade de São Paulo, Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ), Piracicaba,SP, Brasil., 2Departamento de Engenharia Florestal, Escola Agrícola de Jundiaí - EAJ, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Macaíba/RN, Brasil., 3Departamento de Ciências Florestais e da Madeira, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Jerônimo Monteiro/ES, Brasil.
E-mail: kamilla.alves@usp.br
A procura por novas fontes renováveis para a produção de energia vem crescendo a cada dia e com a grande quantidade de resíduos gerados das indústrias, o malte, decorrente da produção de cerveja, surge como uma possível alternativa. Assim, objetivou-se neste estudo analisar as características energéticas dos briquetes produzidos a partir do malte. Os briquetes foram confeccionados com 20 g do material onde foram compactados em uma prensa hidráulica por 5 min a 90 °C e 5 min de resfriamento. As propriedades analisadas foram umidade, densidade aparente, poder calorífico e densidade energética. Como resultado, apresentou um poder calorífico superior de (20,68 MJ.Kg-1), o poder calorífico inferior (17,44 MJ.Kg-1), o poder calorífico útil (15,28 MJ.Kg-1) e a densidade energética (15,04 GJ.m³). Desta forma o malte, resíduo da indústria cervejeira, demonstrou potencial para o aproveitamento energético na forma de briquetes, de acordo com os resultados obtidos.
Palavras-chave: Reaproveitamento; Energia; Biomassa
Agradecimentos: não se aplica
