Logo de V Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira
Aguarde um momento o carregamento da página

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

19-21 de outubro, 2022

Realização

19-21 de outubro, 2022

Local

Goiânia, Goiás

Envio de Trabalho

Finaliza em 31/08/2022

Anais do Evento


Qualidade da Madeira

ANÁLISE TERMOGRAVIMÉTRICA DE DUAS BIOMASSAS MADEIREIRAS PARA FINS ENERGÉTICOS

Isabella P. Carrijo1

1Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá/MT, Brasil.

E-mail: isabellapaello@gmail.com

O objetivo do trabalho consistiu na avaliação da degradação térmica por meio da análise termogravimétrica de duas biomassas madeireiras: cavaco de eucalipto originado de plantios florestais e cavaco de espécies nativas amazônicas proveniente do cavaqueamento de resíduos do desdobro em indústrias madeireiras. Realizou-se a análise em uma termobalança Shimadzu, modelo DTG-60H, em ar atmosférico (combustão), realizando a pesagem contínua da amostra em função da temperatura. Foram observados dois picos distintos de perda de massa, o primeiro a 322°C e o segundo em 456°C para o cavaco de eucalipto, e para o cavaco de nativa, identificou-se o primeiro pico a 319°C e o segundo a 457°C. As análises térmicas das biomassas madeireiras (TGA/DTG) apresentaram resultados semelhantes, sem diferenças expressivas entre as duas biomassas.

Palavras-chave: Eucalipto, Resíduos Madeireiros, Energia

Agradecimentos: Agradecemos à Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Mato Grosso - FAPEMAT, CNPq pela concessão da bolsa e ao Laboratório de Tecnologia de Tecnologia da madeira – FENF/UFMT pela estrutura e apoio.

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa