Logo de V Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira
Aguarde um momento o carregamento da página

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

19-21 de outubro, 2022

Realização

19-21 de outubro, 2022

Local

Goiânia, Goiás

Envio de Trabalho

Finaliza em 31/08/2022

Anais do Evento


Qualidade da Madeira

POTENCIAL DENDROCRONOLÓGICO DE Dipteryx allata NO CERRADO BRASILEIRO

Rafael F. C. Silva1, Ana C. L. da Silva1, Gustavo S. J. Pereira1, Macksuel F. da Silva¹;1, Jovita O. Dantas1, Francine N. Calil1

1UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

E-mail: rafaelfrancisco@discente.ufg.br

Com a divulgação das propriedades nutricionais de Dipteryx alata (baru), além dapossibilidade de seu uso madeireiro, aumentou-se o interesse nos estudos sobre a espécie. Sabendoque a sazonalidade climática influencia a atividade do câmbio vascular, pronunciada em diversasregiões do bioma Cerrado, possibilitando a formação de anéis de crescimento, o objetivo dessetrabalho foi avaliar o potencial dendrocronologico de D. alata crescendo no município de Goiânia –GO, região Centro-Oeste do Brasil. Para tanto, 8 amostras oriundas de galhos foram coletadas,preparadas (polimento com lixas) e analisadas através de imagens digitais da seção transversal damadeira, demarcando-se mensurando os anéis de crescimento através de um software de análise deimagens. Ainda, as características anatômicas que definem o limite dos anéis de crescimento foramdescritas. Os resultados obtidos possibilitaram a determinação da idade dos galhos, através datécnica de datação cruzada, observando-se semelhanças entre os padrões de incremento radial dasamostras. A análise climática mostrou que os meses de julho (ano anterior) e o mês de maio (anocorrente) influenciam significativamente (correlação de 0,742 e 0,612, respectivamente) o ritmo deprodução de células que compõem a madeira, determinado a largura dos anéis de crescimento. Osresultados do presente estudo apresentam, de maneira inédita, o potencial dendrocronológico,abrindo caminho para estudos futuros nas diversas áreas de aplicação desta ciência.

Palavras-chave: Anéis-de-crescimento, Madeira, Baru

Agradecimentos: Agradeço ao meu mestre Matheus Peres Chagas

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa