Anais do Evento
Qualidade da Madeira
CARACTERIZAÇÃO MICROSCÓPICA DA MADEIRA DE Chrysophyllum marginatum (Hook. & Arn.) Radlk.Helena C. Vieira1, Maísa B. K. Mattos2, Gabriella da S. França2, Gustavo K. S. Matsuda2, Rafaela Satange1, Polliana D. Rios2
1Universidade Federal do Paraná, 2Universidade do Estado de Santa Catarina
E-mail: polliana.rios@udesc.br
Esse trabalho tem como objetivo, descrever a microscopia anatômica da madeira de Chrysophyllum marginatum. Para tal, foram utilizados discos obtidos no diâmetro à altura do peito de três indivíduos de área remanescente de Floresta Ombrófila Mista na região do Planalto de Santa Catarina. Após a coleta, realizou-se os procedimentos laboratoriais, para confeccionar os cortes anatômicos e o material macerado para a medição e caracterização das estruturas microscópicas. A caracterização seguiu os procedimentos estabelecidos pela Associação Internacional dos Anatomistas de Madeira (International Association of Wood Anatomists - IAWA). De modo geral, a espécie apresentou porosidade difusa, anéis de crescimento distintos, vasos arredondados, geralmente múltiplos radiais e racemiformes de 2 a 19 unidades. Elementos vasculares com placas de perfuração simples. Raios heterocelulares, apresentando células procumbentes, quadráticas e eretas. Assim, é possível concluir que a madeira de Chrysophyllum marginatum, apresenta na sua estrutura, características que são comumente descritas para outras espécies do mesmo gênero.
Palavras-chave: Descrição anatômica; Floresta Ombrófila Mista; Guatambu-de-leite; Sapotaceae
Agradecimentos: Agradecemos à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal Universitário e ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (PQ 306082/2019-5, 163603/2020-0) pelo financiamento.