Logo de V Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira
Aguarde um momento o carregamento da página

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

19-21 de outubro, 2022

Realização

19-21 de outubro, 2022

Local

Goiânia, Goiás

Envio de Trabalho

Finaliza em 31/08/2022

Anais do Evento


Industrialização e produtos da madeira

CARACTERIZAÇÃO QUÍMICA PRELIMINAR DE RESÍDUOS AGRÍCOLAS E MADEIRA DE PINUS PARA PRODUÇÃO DE PAINÉIS DE PARTÍCULAS ORIENTADAS

Érika da S. Ferreira1, Amanda de F. Corrêa1, Nathalia F. Gomes1, Mariana F. Machado1, Gabriel V. C.1

1Universidade Federal de Pelotas

E-mail: erikaferreira@yahoo.com

O Brasil produz toneladas produtos agrícolas, mas a colheita dos mesmos dá origem a resíduos lignocelulósicos, um meio viável de utilizá-lo seria na produção de chapas do tipo OSB, dando o um novo valor agregado. Para realizar as análises de teor de cinzas, lignina, holocelulose, celulose, alfa celulose e extrativos, presentes neste estudo utilizou-se: palha e casca de arroz- Oryza sp, palha do milho – Zea may sp. e madeira de Pinus. sp. Os valores médios obtidos por meio das análises estão dentro do esperado para os materiais, podendo assim ser agregado a resina fenol-formaldeído e para o miolo de chapas do tipo OSB.

Palavras-chave: Resíduos lignocelulósicos; Análise química; Chapas de OSB

Agradecimentos: Ao CNPq e FAPERGS pela concessão das bolsas de iniciação científica. A empresa LP Brasil pela madeira e as empresas agrícolas da metade sul do RS pela doação dos resíduos lignocelulósicos.

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa