Logo de V Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira
Aguarde um momento o carregamento da página

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

19-21 de outubro, 2022

Realização

19-21 de outubro, 2022

Local

Goiânia, Goiás

Envio de Trabalho

Finaliza em 31/08/2022

Anais do Evento


Tópicos especiais

EFEITO DO REGIME DE FERTILIZAÇÃO NA PRODUTIVIDADE E DENSIDADE DA MADEIRA DE Pinus taeda E Pinus caribaea var hondurensis

Cecilia P. T. Chotti1, Deborah R. de S. S.1, José L. J.1

1Universidade de São Paulo

E-mail: ceciliachotti@usp.br

O objetivo do trabalho foi avaliar o efeito do regime de fertilização na produtividade e densidade de árvores de Pinus caribaea var. hondurensis e Pinus taeda, aos 13 anos de idade, cultivados em uma área experimental situada em Itatinga/SP. Foram coletadas no total 12 amostras de cada espécie, em 3 classes diferentes (dominantes, intermediárias e suprimidas). Para a avaliação do crescimento arbóreo foram utilizados dados de inventário coletados anualmente de 2010 a 2018. A avaliação da densidade foi realizada através do método de densitometria de raios-X. O regime de fertilização influenciou a produtividade de P. caribaea var. hondurensis, enquanto para P. taeda, não houve efeito significativo. A fertilização aumentou ligeiramente a densidade da madeira foi de árvores de Pinus taeda.

Palavras-chave: Pinus caribaea, Pinus taeda, Densidade, Fertilização

Agradecimentos: não se aplica

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa