Logo de V Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira
Aguarde um momento o carregamento da página

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

19-21 de outubro, 2022

Realização

19-21 de outubro, 2022

Local

Goiânia, Goiás

Envio de Trabalho

Finaliza em 31/08/2022

Anais do Evento


Qualidade da Madeira

ESTABILIDADE DIMENSIONAL DE SETE ESPÉCIES DE MADEIRAS DA AMAZÔNIA BRASILEIRA

Luciano Roitman1, Peter Wimmer1, Eduardo S. Reis1, Divino E. Teixeira1, Gustavo H. de Oliveira1, Alexandre F. da Costa2

1Laboratório de Produtos Florestais (LPF), Serviço Florestal Brasileiro (SFB), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Brasília-DF, Brasil., 2Departamento de Ciências Florestais, Universidade de Brasília (UnB), Brasília-DF, Brasil.

E-mail: luciano.roitman@agro.gov.br

A madeira é um material anisotrópico e sofre alterações dimensionais em suas diferentes orientações com as variações da temperatura e da umidade relativa do ar. A estabilidade dimensional é um fator muito importante para avaliar os usos pretendidos das diferentes espécies. O objetivo desse trabalho foi determinar a estabilidade dimensional de sete espécies de madeiras nativas da Amazônia brasileira, oriundas de um projeto de concessão florestal. Os ensaios de retratibilidade da madeira foram conduzidos de acordo com a NBR 7190, utilizando 30 corpos de prova por espécie. A retratibilidade da madeira no sentido longitudinal apresentou as menores variações dimensionais (< 0,52%), com a retração no sentido tangencial sendo superior a radial para todas as espécies. Martiodendron elatum foi a que apresentou a menor variação volumétrica. As sete espécies apresentaram estabilidade dimensional de normal a excelente, com exceção de Erisma uncinatum que apresentou coeficiente anisotrópico superior a dois, caracterizando-o como de baixa estabilidade dimensional.

Palavras-chave: Propriedades físicas; Coeficiente anisotrópico; Retratibilidade.

Agradecimentos: João Evangelista Anacleto

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa