Logo de V Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira
Aguarde um momento o carregamento da página

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

19-21 de outubro, 2022

Realização

19-21 de outubro, 2022

Local

Goiânia, Goiás

Envio de Trabalho

Finaliza em 31/08/2022

Anais do Evento


Industrialização e produtos da madeira

PERFIL DO CONSUMIDOR BRASILEIRO E HÁBITOS DE CONSUMO DE MÓVEIS DE MADEIRA

Shayane F. Oliveira1, Nataly M. da Silva1, Marcely I. P. Sousa2, Silvia H. F. da Silva3, Alisson R. S. Reis44, Patrícia S. B. dos Santos5

1Universidade Federal do Para, 2Universidade Federal do Oeste do Pará, 3Universidade Federal de Pelotas , 4Universidade Federal do Pará, 5Universidade Federal de Pelotas

E-mail: shayaneoliver31@yahoo.com

A produção de moveis é um dos maiores produtos do mercado brasileiro, em parte pelos recursos naturais presente no Brasil. O perfil do consumidor influencia muito na produção desse mercado. Em razão disto, o presente artigo buscar analisar o perfil do consumidor dessa indústria. Para isso foram realizados questionários, onde foram analisados o perfil dos entrevistados, consciência ambiental e perfil de consumidor. Foi realizada um cálculo de unidade amostral, para identificar se a quantidade de questionário foi representativa. Foram entrevistados 73 pessoas, dos quais mais de 60% era representada por mulheres. E todos possuíam escolaridade mínima de ensino médio, o que demonstra que esse metodo de entrevista não chega a pessoas com escolaridade inferior. Dos entrevistados, a maior parte possui consciência socioambiental, identificando a possibilidade de produção em madeira de reflorestamento. Quanto ao perfil de consumidor, a maioria prefere tonalidades escuras, mas para determinados ambientes prevalece cores mais claras. Moveis planejados (madeira reconstituída) são preferência entre os entrevistados. Observou-se que os entrevistados possuem uma boa tendência a compras de moveis online, apesar da resistência de uma parte considerável.

Palavras-chave: indústria moveleira; moveis planejados; socioambiental

Agradecimentos: Agradeço aos meus orientadores e meus coautores, a Universidade federal do Pará.

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa