Anais do Evento
Industrialização e produtos da madeira
PERFIL DO CONSUMIDOR BRASILEIRO E HÁBITOS DE CONSUMO DE MÓVEIS DE MADEIRAShayane F. Oliveira1, Nataly M. da Silva1, Marcely I. P. Sousa2, Silvia H. F. da Silva3, Alisson R. S. Reis44, Patrícia S. B. dos Santos5
1Universidade Federal do Para, 2Universidade Federal do Oeste do Pará, 3Universidade Federal de Pelotas , 4Universidade Federal do Pará, 5Universidade Federal de Pelotas
E-mail: shayaneoliver31@yahoo.com
A produção de moveis é um dos maiores produtos do mercado brasileiro, em parte pelos recursos naturais presente no Brasil. O perfil do consumidor influencia muito na produção desse mercado. Em razão disto, o presente artigo buscar analisar o perfil do consumidor dessa indústria. Para isso foram realizados questionários, onde foram analisados o perfil dos entrevistados, consciência ambiental e perfil de consumidor. Foi realizada um cálculo de unidade amostral, para identificar se a quantidade de questionário foi representativa. Foram entrevistados 73 pessoas, dos quais mais de 60% era representada por mulheres. E todos possuíam escolaridade mínima de ensino médio, o que demonstra que esse metodo de entrevista não chega a pessoas com escolaridade inferior. Dos entrevistados, a maior parte possui consciência socioambiental, identificando a possibilidade de produção em madeira de reflorestamento. Quanto ao perfil de consumidor, a maioria prefere tonalidades escuras, mas para determinados ambientes prevalece cores mais claras. Moveis planejados (madeira reconstituída) são preferência entre os entrevistados. Observou-se que os entrevistados possuem uma boa tendência a compras de moveis online, apesar da resistência de uma parte considerável.
Palavras-chave: indústria moveleira; moveis planejados; socioambiental
Agradecimentos: Agradeço aos meus orientadores e meus coautores, a Universidade federal do Pará.