Logo de V Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira
Aguarde um momento o carregamento da página

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

19-21 de outubro, 2022

Realização

19-21 de outubro, 2022

Local

Goiânia, Goiás

Envio de Trabalho

Finaliza em 31/08/2022

Anais do Evento


Qualidade da Madeira

RESISTÊNCIA MECÂNICA DA MADEIRA DE Rhizophora mangle L. DA RESERVA EXTRATIVISTA MARINHA CAETÉ-TAPERAÇU, BRAGANÇA – PARÁ

Madson L. G. de Brito1, Bruno M. Balboni2, Iedo S. Santos3, Marcus E. B. Fernandes1

1Programa de Pós-graduação em Biologia Ambiental, Laboratório de Ecologia de Manguezal, Universidade Federal do Pará (UFPA), Bragança/PA, Brasil., 2Laboratório de Ensaios Mecânicos de Madeiras e Derivados, Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” – ESALQ, Universidade de São Paulo (USP), Piracicaba/SP, Brasil., 3Departamento de Engenharia Florestal, Universidade do Estado do Pará (UEPA), Paragominas/PA, Brasil.

E-mail: madsongalvao.ufpa@gmail.com

O objetivo do trabalho foi caracterizar a resistência mecânica da madeira de Rhizophora mangle L., (nome vulgar: mangue vermelho ou mangueiro). As amostras foram coletadas nas florestas de mangue da península de Ajuruteua, município de Bragança – Pará. Para avaliação das propriedades mecânicas, foi utilizada a norma ASTM D143 (2014). Devido à dificuldade de se obter amostras livres de defeito, as dimensões das amostras foram adaptadas. A estratégia de se obter os valores de resistência corrigidos para a umidade de 12% foi adotada para possibilitar a comparação entre os resultados obtidos. Os valores médios encontrados para densidade aparente (a 12% de umidade), obtidos para a madeira de R. mangle foi: ρ12% = 1031.60 kg m-3. Para resistência ao cisalhamento paralelo às fibras (fv0 = 21.83 Mpa). Para a resistência à compressão paralela às fibras (fc0 = 79.64 Mpa). Para o módulo de resistência na flexão estática (fM = 190 Mpa). Por fim para o módulo de resistência e elasticidade a flexão estática (EM0 = 18.76 Gpa). Apesar da espécie Rhizophora mangle apresentar boas qualidades mecânicas, as florestas de mangue estão localizadas dentro de área de preservação permanente e que o uso da espécie de se dá apenas pelas comunidades que vivem dentro ou entorno do ecossistema, portanto, além da caracterização mecânica da madeira, nosso estudo também é base para práticas de manejo e silvicultura dessa espécie de mangue.

Palavras-chave: Manguezal; Rhizophora mangle; Resistência mecânica; Qualidade da madeira

Agradecimentos: O autor agradece ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) pela concessão da bolsa.

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa