Anais do Evento
Tópicos especiais
DETERMINAÇÃO DA BIOMASSA EM Pinus taeda PARA DIFERENTES IDADESBianca N. R. Canello1, Victória V. S.1, Marcos F. Nicoletti1
1Departamento de Engenharia Florestal, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Lages/SC, Brasil
E-mail: biancanaciela16@gmail.com
O objetivo deste trabalho foi realizar a determinação da biomassa do tronco (kg) da espécie Pinus taeda em diferentes idades. Para a obtenção dos dados, foi efetuado um inventário piloto em 3 talhões de diferentes idades, na cidade de Campo Belo do Sul/SC. Sendo as idades analisadas de 11, 21 e 30 anos. A partir do mesmo, foi feito um histograma de distribuição de frequência do diâmetro à altura do peito (DAP), para melhor visualização dos talhões e com isso, escolhidas 147 árvores entre as três idades, para melhor abranger a amplitude amostral dos dados. Com a escolha das árvores a serem analisadas, foi realizada a cubagem rigorosa das mesmas pelo método de Smalian, medindo as árvores nas alturas de 0,1, 0,5, 1,3, 2 metros e depois de metro em metro, variando a quantidade de medições com a sua altura. Para a determinação da biomassa do tronco, foi utilizada a técnica volumétrica, sendo os valores de densidade da madeira (kg/m³), retirados da literatura. Os valores encontrados para biomassa do tronco variaram de 55 a 212 kg aos 11 anos, de 305 a 782 kg aos 21 anos e 377 a 2449 kg aos 30 anos. Pode-se dizer que a densidade da madeira está intimamente ligada com as taxas de produtividade primária (biomassa e incorporação de carbono), sendo variável entre espécies, condições de crescimento e idades. Sendo assim, a pouca variação entre as densidades utilizadas, consegue explicar a baixa variação da biomassa do tronco entre as três idades analisadas.
Palavras-chave: Biomassa do tronco; Cubagem rigorosa; Técnica volumétrica
Agradecimentos: Agradeço primeiramente à minha família, por me apoiar em todos os meus sonhos e, ao professor Marcos Felipe Nicoletti pela oportunidade de escrever meu artigo e aprimorar meu conhecimento!
