Anais do Evento
Tópicos especiais
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA: UTILIZAÇÃO DA ESPECTROSCOPIA NO INFRAVERMELHO PRÓXIMO EM MADEIRAS E NO CARVÃOHelena C. Vieira1, Joielan X. dos Santos1, Polliana D. Rios2, Simone R. Morrone1, Graciela I. B. de Muñiz1, Silvana Nisgoski1
1Universidade Federal do Paraná, 2Universidade do Estado de Santa Catarina
E-mail: lenacristin@hotmail.com
Na caracterização da madeira, são conhecidos alguns métodos distintos. Parte deles, são destrutivos, ou seja, durante as análises, as amostras são perdidas/danificadas, enquanto em outros casos, são utilizados métodos não destrutivos, nesse caso, a análise é realizada de forma que a amostra permaneça intacta. A utilização de análises não destrutivas é interessante, principalmente quando a amostra já está em uso e não pode ser perdida ou danificada. As principais técnicas não destrutivas pesquisadas para caracterizar a madeira nos últimos anos são baseadas na espectroscopia, ultrassom, termografia, entre outras. Dentre esses métodos, destaca-se principalmente a análise da espectroscopia no infravermelho próximo (NIR), essa análise possibilita avaliar uma peça com rapidez e precisão. Nesse trabalho, objetivou-se apresentar algumas características específicas da espectroscopia no infravermelho próximo para a madeira e para o carvão.
Palavras-chave: Palavras-chave: Caracterização da madeira; Técnicas não destrutivas; NIR.
Agradecimentos: Agradecemos à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal Universitário e ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (PQ 306082/2019-5, 163603/2020-0) pelo financiamento.
