Anais do Evento
Tópicos especiais
PRODUTIVIDADE ENERGÉTICA DE BIOMASSA DE POACEAES DE ALTO RENDIMENTO EM ÁREAS CONTAMINADAS POR METAIS DE LODO DE CURTUMEMariane P. Muniz1, Wilson M. Leandro1, Maico R. Severino2, João P. V. de Castro1, Ricarda S. Batista3, Quércio M. dos Reis3
1Departamento de Solos, Escola de Agronomia, Universidade Federal de Goiás., 2Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Universidade Federal de Goiás (UFG), Aparecida de Goiânia/GO, Brasil., 3Escola de Agronomia, Universidade Federal de Goiás.
E-mail: mariane.muniz@discente.ufg.br
O processamento do couro é uma atividade tradicional no Estado, e gera o lodo de curtume que possui altos tores de metais tóxicos. Apesar da modernização dos processos industriais e da legislação atual, ainda são encontradas no Estado áreas contaminadas por metais decorrentes desta atividade. A produção de biomassa para fins energéticos em áreas agrícolas é frequentemente criticada por mudanças indiretas no uso da terra, devido à falta de terras agrícolas de alta qualidade e competindo com produção de alimentos. O presente trabalho foi desenvolvido em área contaminada por lodo curtume, Anicuns-GO, onde foram plantadas capim-capiaçu, capim elefante, cana de açúcar e cana energia para a produção de biomassas com fins energéticos. Este trabalho teve como objetivo avaliar a produtividade de Poaceaes em área contaminada por lodo de curtume e avaliar a produtividade energética dessas biomassas. Os dados indicam alto potencial de produção de biomassa e produtividade energética sendo uma exploração viável.
Palavras-chave: Fitorremediação; Cromo; Níquel.
Agradecimentos: Os autores agradecem ao Programa de Inovação e Pesquisa Horizonte 2020 da União Européia e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG) pelo financiamento do projeto de pesquisa CERESiS.
