Logo de V Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira
Aguarde um momento o carregamento da página

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

19-21 de outubro, 2022

Realização

19-21 de outubro, 2022

Local

Goiânia, Goiás

Envio de Trabalho

Finaliza em 31/08/2022

Anais do Evento


Tópicos especiais

DENSITOMETRIA DE RAIOS X APLICADA NA DETERMINAÇÃO DA DENSIDADE BÁSICA EM FLORESTA TROPICAL SECA

Giulia D. Pedro1, Bruna Hornink2, Gabriel de A. Pereira1, Mario T. Filho1

1ESALQ/USP, 2UNICAMP

E-mail: giulia.domingues@usp.br

A densidade básica (DB) da madeira caracteriza-se como importante parâmetro físico e aplicado na confecção de modelos preditivos na determinação da biomassa lenhosa. A literatura apresenta valores médios de DB da madeira e são escassos os dados da variação radial da densidade da madeira de árvores tropicais. Pelo exposto, o trabalho tem como objetivo determinar a densidade da madeira de Cedrela fissilis pela aplicação de 2 métodos, (i) máximo teor de umidade (MTU) e (ii) densitometria de raios X (APRX). Corpos de prova (2 x 2 x 2 cm) orientados da madeira de cedro foram utilizados para a determinação da DB pelo MTU e, da mesma forma, a 12% de umidade (DAP). As amostras de madeira de cedro foram utilizadas para a determinação da densidade aparente (12% de umidade) pelo método de densitometria de raios X (DAPRX) a partir dos valores pontuais de densidade e, em seguida, ajustada uma relação linear entre DB x DAP, DB x DAPRX e DAP x DAPRX. Os resultados indicaram que a DAP explica cerca de 90% da variância da DB, enquanto que a DAPRX cerca de 50%. A maior variabilidade dos valores pontuais de densidade por densitometria de raios X deve-se à atenuação propiciada pelos cristais de Ca nas células do parênquima do lenho de cedro, e, assim, maior variância na relação DB x DAPRX. Os resultados permitem concluir que a densitometria de raios X possibilita construir o perfil de densidade básica da madeira e a determinação da sua biomassa. (Financiamento: FAPESP Processo 2022/00501-9).

Palavras-chave: Cedrela fissilis; Perfil de Densidade; Estimativa de Biomassa

Agradecimentos: A todos os membros do Laboratório de Anatomia e Identificação de Madeira (LAIM) da ESALQ/USP por todo o incentivo acadêmico proporcionado.

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa