Logo de V Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira
Aguarde um momento o carregamento da página

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

19-21 de outubro, 2022

Realização

19-21 de outubro, 2022

Local

Goiânia, Goiás

Envio de Trabalho

Finaliza em 31/08/2022

Anais do Evento


Tópicos especiais

ELEMENTOS INORGÂNICOS COMO INDICADORES DA PROCEDÊNCIA DO LENHO DE Cedrela spp.

Daigard R. O. Rodriguez1, Gabriel Assis-pereira1, Nathalia Cardoso2, Hudson Carvalho3, Mario T. Filho1

1ESALQ-USP, 2ESALQ-UDP, 3CENA-USP

E-mail: dai.ricardo.or@gmail.com

Com o objetivo de verificar indicadores químicos da procedência das árvores, as concentrações de elementos no lenho foram mensuradas em sete populações de Cedrela spp. do neotrópico usando equipamento portátil de fluorescência de raios X (XRF). Ca, K e Fe, elementos mais abundantes no lenho das árvores e detectáveis pela técnica, foram analisadas em oito posições da seção transversal no sentido medula-casca de amostras radiais de cinco árvores de cada população. Diferenças significativas de Ca foram observadas principalmente entre populações de floresta seca e húmida tropical. Concentrações significativamente maiores de Fe e K foram observadas na população de floresta ombrófila mista e floresta dos Andes amazônicos, respectivamente. Metodologias com base na distribuição e quantificação de elementos químicos usando técnicas rápidas e econômicas como o XRF mostram potencial para seu uso na caracterização e diferenciação do lenho de espécies florestais. Esta metodologia pode ser aprofundada para estabelecer um protocolo rápido e útil na rastreabilidade de madeira na região neotropical.

Palavras-chave: XRF; rastreabilidade; Dendroquimica

Agradecimentos: Agradecemos à Bruna Hornink, Leif Cahuana, Claudia Fontana, Ana C. Barbosa, Jimmy Requena e Joali Sánchez pela disponibilidade para uso das suas amostras. E a FAPESP (2018/22914-8; 2017/50085-3).

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa