Logo de V Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira
Aguarde um momento o carregamento da página

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

19-21 de outubro, 2022

Realização

19-21 de outubro, 2022

Local

Goiânia, Goiás

Envio de Trabalho

Finaliza em 31/08/2022

Anais do Evento


Industrialização e produtos da madeira

APROVEITAMENTO DE RESÍDUOS DE PODA URBANA PARA FABRICAÇÃO DE PAINÉIS DE MADEIRA RECONSTITUÍDA

Nayara G. Ribaski1, Ugo L. Belini2

1Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Sustentabilidade Ambiental e Urbana, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Curitiba/PR, Brasil., 2Professor do Programa de Pós Graduação em Sustentabilidade Ambiental e Urbana, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Curitiba/PR, Brasil.

E-mail: nayribaski@hotmail.com

Os resíduos provenientes de podas preventivas ou corretivas atingem grandes volumes em todas as áreas urbanas e não pode ser desperdiçada com o envio para onerosos aterros sanitários. O objetivo do trabalho foi conceber configurações adequadas para o aproveitamento do resíduo de poda urbana (RPU) gerados no meio urbano de Curitiba, Paraná, para a produção de painéis de madeira reconstituída. Foram coletados RPU e realizadas adequação granulométrica para a realização da fabricação exploratória de painéis, com partículas de 2 e 6 mm, aglutinados com resina E1 (baixa emissão de formaldeído). Como resultados obtidos pode-se verificar que (i) o comprimento das partículas é adequado para a fabricação de painéis e de briquetes; (ii) ensaios físicos dos painéis não atenderam a normatização, sendo necessários adequação nos ciclos de prensagem e insumos, possivelmente devido à baixa densidade. No entanto, é possível definir novos protocolos de prensagem, de acordo com os resultados obtidos.

Palavras-chave: MDP; Floresta Urbana; Aproveitamento

Agradecimentos: Aos parceiros envolvidos no projeto: Byocon - Biocombustíveis Cavacos de Madeira; Universidade Federal do Paraná – UFPR; Universidade Federal de Goiás - UFG; PUCPR; GPC Química

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa