Logo de V Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira
Aguarde um momento o carregamento da página

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

19-21 de outubro, 2022

Realização

19-21 de outubro, 2022

Local

Goiânia, Goiás

Envio de Trabalho

Finaliza em 31/08/2022

Anais do Evento


Tópicos especiais

A CERTIFICAÇÃO COMO FERRAMENTA PARA A GESTÃO AMBIENTAL

Mallú de M. Barros1, F. N. C. ;1, C. R. S. Junior11

11 Departamento de Engenharia Florestal, Universidade Federal de Goiás (UFG); Programa de Pós-graduação em Agronegócio (PPGAGRO) Goiânia/GO, Brasil.

E-mail: mallumendonca.adm@gmail.com

A certificação pode ser vista como uma alternativa que agrega valor à produção agrícola e possibilita maior inserção e diferenciação de produtos no mercado, além de adequar protocolos específicos exigidos no mercado internacional. O objetivo do trabalho foi desenvolver um estudo de revisão sistemática da literatura que definiu os requisitos da certificação capazes de promover a melhoria e controle de sistemas de gestão ambiental; apresentou uma análise cienciométrica das principais áreas que pesquisam a certificação e os tipos de abordagens existentes dentre as publicações relevantes acerca da temática em estudo; definiu certificação a partir da caracterização dos aspectos históricos e da evolução conceitual e tipos de padrões de certificação, bem como apontou as características do processo de normalização da certificação. Uma vez que a certificação orienta a novos métodos de padronização e norteiam a gestão de sistemas integrados na resolução de problemas ambientais contemporâneos da sociedade, mediante resultados satisfatórios de um planejamento estratégico adequado à capacidade produtiva diante dos ecossistemas, afastando-se de ações antrópicas geradoras da degradação ambiental. Por fim, o trabalho demonstrou como as novas tecnologias aplicadas da certificação orientam a nova era do sistema de gestão, no século 21, cujo modus operandi guia os gestores quanto as questões de sustentabilidade, controle e gestão produtiva para a qualidade. O reconhecimento internacional é uma tendência que também impulsiona a adoção de protocolos e selos de certificação, os quais estão cada vez mais presentes também no cenário rural, atraindo com motivações diferentes atores das cadeia produtiva e mercados-alvo, como o madeireiro.

Palavras-chave: adoção de tecnologias; protocolos; normalização; mercados-alvo; área rural.

Agradecimentos: nada a declarar

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa