Anais do Evento
Qualidade da Madeira
VARIAÇÃO DA UMIDADE DA MADEIRA DE QUATRO ESPÉCIES EM FUNÇÃO DO AMBIENTE EM DIFERENTES EMBALAGENSCaroline B. Nobre1, Rose G. D. Cunha1, Ana K. de Carvalho1, Thiago de P. Protásio1, Marcela G. da Silva1, Lina Bufalino1
1Universidade Federal Rural da Amazônia
E-mail: thiago.protasio@ufra.edu.br
O objetivo do trabalho foi acompanhar as variações de umidade da madeira de quatro espécies comerciais no município de Belém/PA a partir do desdobro sob diferentes condições de estocagem. As madeiras selecionadas foram Vochysia maxima, Goupia glabra, Hymenolobium petraeum Manilkara amazoniaca. A umidade inicial foi determinada pelo método da estufa, e o acompanhamento das variações foi realizado pelo método das amostras controladoras e determinadoras durante 84 dias, em dois ambientes e tipos de embalagens, e a umidade de equilíbrio higroscópica foi estimada pela equação de Simpson. As espécies apresentaram variação significativa nos valores de umidade base seca (25,1% a 50,0%) e umidade base úmida (20,1% a 33,2%) e umidade das amostras estabilizou na décima segunda semana. A utilização de embalagens dificulta o processo de secagem natural apresentando diferença significativa entre as embalagens e ambientes testados.
Palavras-chave: Higroscopicidade, Secagem natural, Umidade de equilíbrio.
Agradecimentos: Laboratório de Tecnologia e Utilização de Produtos Florestais (LTPF), Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA).
