Logo de V Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira
Aguarde um momento o carregamento da página

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

19-21 de outubro, 2022

Realização

19-21 de outubro, 2022

Local

Goiânia, Goiás

Envio de Trabalho

Finaliza em 31/08/2022

Anais do Evento


Industrialização e produtos da madeira

CARACTERIZAÇÃO MACROSCÓPICA DO CARVÃO VEGETAL ARTESANAL COMERCIALIZADO EM TUCURUÍ-PA

Matheus da C. Gondim1, Juliana L. L. de Abreu2, Ítalo M. R. de Freitas3, Maria N. F. de Almeida3, Alisson R. S. Reis3

1Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO, 2Secretaria Estadual do meio ambiente e sustentabilidade do Pará- SEMAS, 3Universidade Federal do Pará

E-mail: alissonreis@ufpa.br

Este trabalho objetiva caracterizar macroscopicamente o carvão comercializado em Tucuruí-PA, a fim de fornecer informações técnicas para auxiliar na identificação e subsidiar os órgãos fiscalizadores no controle do carvão ilegal. Para tanto, dividiu-se a área de estudo em 5 (cinco) pontos estratégicos e reuniu-se 3 (três) amostras de cada área de forma aleatória totalizando 15 (quinze) amostras. A caracterização e identificação macroscópica das amostras foram realizadas por meio da confecção de corpos de prova com dimensões de 2 x 3 x 5 cm e observados em lupa conta fios de 10x de aumento e com auxílio de um estereomicroscópio de luz refletida com aumentos de 10 a 25x. Além da identificação foi realizada por consulta à literatura especializada, chaves de identificações e da utilização do programa “Chave interativa de Identificação de Madeiras” do Serviço Florestal Brasileiro. O carvão, em sua maioria, apresenta parênquima axial paratraqueal aliforme, porosidade difusa, raios distintos e o arranjo variado. Entretanto não foi possível identificar em nível de espécie e sugere-se que faça a comparação da madeira “in natura” com o carvão.

Palavras-chave: Cocção de alimentos, qualidade do carvão e espécies amazônicas

Agradecimentos: As agencias de fomento que financiaram a pesquisa

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa