Anais do Evento
Tópicos especiais
PROPRIEDADES ENERGÉTICAS DO RESÍDUO MADEIREIRO DE ANGICO (Anadenanthera sp.)Amanda F. de Oliveira1, Alef W. A. Almeida1, Ana C. L. da Silva1
1Universidade Federal de Goiás
E-mail: fernandes_amanda@discente.ufg.br
Uma alternativa para a destinação correta de resíduos do desdobro da madeira que são produzidos em serrarias é seu aproveitamento energético, servindo como uma fonte de renda e evitando o descarte sem finalidade útil. Logo, o conhecimento das propriedades energéticas dos materiais madeireiros, em especial, dos resíduos, é importante para a determinação do seu potencial energético. À vista disso, o objetivo do trabalho foi caracterizar energeticamente o resíduo madeireiro do Angico (Anadenanthera sp.), obtido a partir de uma serraria localizada no município de Vianópolis, estado de Goiás. O resíduo foi avaliado quanto às propriedades: i) teor de umidade (U%), obtido em análise em balança termogravimétrica, ii) poder calorífico superior (PCS) determinado em uma bomba calorimétrica, iii) poder calorífico inferior (PCI) estimado com base no teor de hidrogênio (convencionado em 6%) e iv) teor de umidade e o teor de cinzas (CZ), determinado pela norma ASTM D1102-84.34. Os resultados obtidos foram, em média, 13,3 % de U%; 19,2 MJ/kg de PCS; 15,1 MJ/kg de PCI e 0,7 % de CZ. As análises indicam que o resíduo madeireiro de Angico apresenta características adequadas para a geração de energia a partir do processo de desdobro.
Palavras-chave: Serraria; Energia de biomassa; Aproveitamento energético.
Agradecimentos: Agradeço a Deus pelas conquistas concretizadas. Agradeço a Universidade e ao professor orientador pela oportunidade de realização de pesquisas, os quais auxiliam nos avanços da minha formação.
