Logo de V Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira
Aguarde um momento o carregamento da página

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

19-21 de outubro, 2022

Realização

19-21 de outubro, 2022

Local

Goiânia, Goiás

Envio de Trabalho

Finaliza em 31/08/2022

Anais do Evento


Industrialização e produtos da madeira

INTERVALO DE ESTRIAS NA PRODUÇÃO DE RESINA

Luana Candaten1, Samara Lazarotto1, Eduardo Rieder1, Ana P. R. Zwetsch1, Marcos D. da Silva1, Rafaelo Balbinot1

1UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

E-mail: lcandaten@usp.br

A oleoresina material proveniente da prática de resinagem que dá origem ao breu e terebentina, se tornou um valioso produto florestal não madeireiro nos últimos tempos. Vários são os aspectos relacionados a produção de resina, fatores climáticos inerentes ao processo, bem como os métodos de resinagem. O objetivo do presente trabalho foi avaliar o intervalo de estrias na produção de resina. Para isso, um experimento em blocos foi instalado no litoral médio do Rio Grande do Sul, em talhões de Pinus elliottii. Uma pasta padrão estimulante de produção de resina foi aplicada e 2 intervalos de estrias foram testados: 15 e 18 dias. O trabalho foi executado e avaliado por um período de 3 meses na estação quente do ano, na transição entre a primavera e período de verão. Os resultados preliminares obtidos indicaram que os testes de intervalo de estrias com 18 dias podem ser promissores, pois os valores médios de produção de resina no período avaliado foram próximos ou superiores aos do intervalo de 15 dias, indicando uma menor necessidade de funcionários a campo para o retorno de condução de uma nova estria, facilitando a logística da prática de resinagem..

Palavras-chave: Pinus elliottii; goma-resina; resinagem de pinus

Agradecimentos: Esse estudo é financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Processo número 88887.675174/2022-00 e pela empresa Âmbar Florestal LTDA.

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa