Anais do Evento
Tópicos especiais
APROVEITAMENTO DE RESÍDUO DE SERRARIA PARA PRODUÇÃO DE BRIQUETESGustavo S. J. Pereira1, Julia de Oliveira1, João V. de S. Lima1, Carlos R. S. Júnior1
1Universidade Federal de Goiás
E-mail: gustavostrack@discente.ufg.br
Os biocombustíveis são fontes renováveis de energia e que podem ser obtidos a partir da biomassa. Possuem grande importância na matriz energética brasileira e mundial como alternativa ao uso de combustíveis fósseis, garantindo a segurança energética, a previsibilidade do mercado, sendo fundamentais para uma oferta de energia mais sustentável, segura e competitiva. Dentre os biocombustíveis destacam-se os briquetes que apresentam características superiores às dos outros produtos da biomassa, como o cavaco e o carvão vegetal, especialmente no que se refere às densidades de massa e energética. Para a produção e análise dos briquetes deste estudo, foram selecionados, em uma serraria localizada na cidade de Goiânia/GO, resíduos do desdobro da madeira de duas espécies: Angelim-vermelho (Dinizia sp.) e Roxinho (Peltogyne sp.), com o principal objetivo de avaliar o potencial da sua utilização por meio da determinação das características energéticas e físico-mecânicas dos briquetes (poder calorífico, densidade aparente, teor de umidade e durabilidade). Os resultados indicaram, poder calorífico inferior de 14,82 MJ kg-1, densidade aparente de 1023,26 kg m-3, teor de umidade de 15,3% e durabilidade de 99,9%. O resíduo madeireiro das duas espécies apresentou potencial através processo de briquetagem, com poder calorífico e densidade elevados e com baixa friabilidade (alta durabilidade).
Palavras-chave: Resíduo de serraria; Biocombustíveis; Potencial energético
Agradecimentos: Ao laboratório de qualidade da madeira e bioenergia, por todo o suporte disponibilizado pelo professor Carlos Sette, Matheus Peres e o técnico Macksuel Fernandes.
