Logo de V Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira
Aguarde um momento o carregamento da página

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

19-21 de outubro, 2022

Realização

19-21 de outubro, 2022

Local

Goiânia, Goiás

Envio de Trabalho

Finaliza em 31/08/2022

Anais do Evento


Industrialização e produtos da madeira

AVALIAÇÃO DO RENDIMENTO E TRABALHO PRODUTIVO DE UMA SERRARIA NO MUNICÍPIO DE MORRO GRANDE, SC

Camila A. Corrêa1, Tifani C. Crepaldi2, Karina S. Modes2, Magnos A. Vivian2, Alexsandro B. da Cunha1, Matheus Z. Teixeira1

1Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), 2Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

E-mail: camialvesc@gmail.com

Este trabalho teve como objetivo avaliar o rendimento em madeira serrada e o trabalho produtivo de uma serraria de pequeno porte no município de Morro Grande, Santa Catarina. Para o rendimento, utilizaram-se duas sequências de desdobro (aleatório e ordenado) em serra fita simples para toras de Pinus spp. classificadas em três classes diamétricas. Para a amostragem do trabalho produtivo, foram realizadas 602 observações sistemáticas da atividade de desdobro que foram classificadas em trabalho produtivo e tempo perdido. Observou-se um rendimento médio de 55,8% e 53,5% para as sequências aleatória e ordenada, respectivamente, e um rendimento médio geral de 54,7%. A proporção de trabalho produtivo observada foi de 43,1%, e de tempo perdido de 56,9%. Para o aumento do trabalho produtivo na unidade de processamento avaliada, recomenda-se uma maior automação do carro porta toras bem como da atividade de abastecimento e manejo das toras.

Palavras-chave: Madeira serrada. Pinus sp. Desdobro.

Agradecimentos: nada a declarar

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa