Logo de V Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira
Aguarde um momento o carregamento da página

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

19-21 de outubro, 2022

Realização

19-21 de outubro, 2022

Local

Goiânia, Goiás

Envio de Trabalho

Finaliza em 31/08/2022

Anais do Evento


Qualidade da Madeira

COMPARAÇÃO DA ANATOMIA DO LENHO DE GENÓTIPOS DE EUCALIPTO DIVERGENTES EM RESISTÊNCIA AO DISTÚRBIO FISIOLÓGICO

Maria N. F. de Almeida1, Edgard A. de T. Picoli2, Jordão C. Moulin1, Danielly S. Gomes3, Graziela B. Vidaurre4

1Departamento de Ciências Florestais e da Madeira, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), 2Departamento de Biologia Vegetal, Universidade Federal de Viçosa (UFV), 3Departamento de Ciências Florestais e da Madeira, Universidade Federal do Espírito Santo, 4Departamento de Ciências e da Madeira, UniversidaFlorestaisde Federal do Espírito Santo

E-mail: narunafelix@gmail.com

O objetivo foi quantificar parâmetros de vasos e fibras de 9 clones de Eucalyptus comerciais divergentes quanto a tolerância ao distúrbio fisiológico (DFE). Três árvores por clone foram amostradas e avaliadas em relação ao nível de sintomas do distúrbio. Foram retirados discos nas posições do DAP, 50% e 75% da altura comercial. Lâminas com cortes transversais e com o macerado da madeira foram confeccionadas e avaliadas nas 3 posições. De modo geral, clones que apresentaram sintomas de distúrbio demonstraram ter menor área condutiva, ou seja, menores valores de diâmetro e área de vaso. Em relação a morfologia das fibras, não foi observada diferença no comprimento das fibras entre os clones, no entanto a relação fração parede foi modificada no clone com maior presença de sintomas em comparação aos demais clones, o que indica a influência do distúrbio na partição de biomassa, principalmente em condições mais severas.

Palavras-chave: Eucalyptus; Estresse abiótico; Anatomia da madeira

Agradecimentos: Os autores agradecem ao projeto “Descrição anatômica de folhas e caules de clones semicomerciais da Suzano” pelo fornecimento do material e à Suzano S.A pelo financiamento da pesquisa.

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa