Logo de V Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira
Aguarde um momento o carregamento da página

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

19-21 de outubro, 2022

Realização

19-21 de outubro, 2022

Local

Goiânia, Goiás

Envio de Trabalho

Finaliza em 31/08/2022

Anais do Evento


Industrialização e produtos da madeira

PRODUÇÃO E AVALIAÇÃO DE BRIQUETES DE RESÍDUOS AGROFLORESTAIS

Filipe G. de Sousa1, Mariana Ribeiro1, Daniela V. de Oliveira1, Lorrainy da C. V. Araújo1, Nívia M. C. do Vale1, Macksuel F. da Silva1

1Universidade Federal de Goiás

E-mail: filipe.goncalves@discente.ufg.br

A biomassa de resíduos agroflorestais se mostra relevante para pesquisas de viabilidade de novas fontes de matéria-prima como fontes de energia. O objetivo deste trabalho foi avaliar o potencial de utilização dos resíduos agroflorestais palha de milho e madeira de eucalipto em proporções: 100% milho, 100% madeira e 50% cada para produção de briquetes. A caracterização dos resíduos agroflorestais in natura foi realizada através da determinação da densidade a granel, teor de cinzas, teor de umidade e poder calorífico superior (PCS). Os briquetes foram analisados por sua densidade aparente e durabilidade, teor de umidade e PCS. Os briquetes formados de madeira do eucalipto apresentaram características superiores, seguido pelos briquetes formados pela mistura entre os resíduos de eucalipto e palha de milho. O material densificado a partir dos resíduos agroflorestais avaliados apresenta-se como uma alternativa viável para os briquetes formados por eucalipto ou com a mistura entre eucalipto e palha de milho.

Palavras-chave: Eucalyptus; Biomassa; Milho; Aproveitamento energético

Agradecimentos: Não se aplica.

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa