Logo de V Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira
Aguarde um momento o carregamento da página

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

19-21 de outubro, 2022

Realização

19-21 de outubro, 2022

Local

Goiânia, Goiás

Envio de Trabalho

Finaliza em 31/08/2022

Anais do Evento


Tópicos especiais

CARACTERIZAÇÃO DO CARVÃO VEGETAL DE BAMBU (Dendrocalamus strictus (Roxb.) Nees)

Jhonatan W. Moreira1, Gustavo S. J. Pereira2, Demila D. da M. Cruz1, Alyne C. Santos2, Macksuel F. da Silva2, Carlos R. S. Junior2

1Universidade Federal de Goiás, 2Universidade Federal de Goias

E-mail: jhonatanw@discente.ufg.br

A grande demanda por carvão vegetal para suprir as indústrias siderúrgicas, é advindo de florestas nativas. As biomassas derivadas de algumas espécies de bambu são adequadas para uso na geração de energia, apresentando materiais com qualidades semelhantes ou até mesmo superiores à do cavaco de eucalipto. O estudo objetivou avaliar o potencial energético do carvão vegetal do bambu Dendrocalamus strictus (Roxb.) Nees, considerando as suas características físicas e químicas. Foram determinados a partir da análise imediata os teores de materiais voláteis, cinzas e carbono fixo. A densidade relativa aparente foi determinada de acordo com o método hidrostático, por meio de imersão em água e a densidade energética. Os resultados das análises nos forneceram teores de carbono fixo (TCF) de 79,05%, teor de cinzas (TCZ) de 8,1% e teor de material volátil (TMV) de 12,79%. A densidade relativa aparente do carvão observada foi de 0,39 g.cm-3 e a densidade energética observada foi de 2,95 Gcal.m-3. O poder calorífico e rendimento gravimétrico observados foram de 7.642,8 kcal.kg-1 e 15,93%, respectivamente. O carvão produzido do bambu Dendrocalamus strictus (Roxb.) Nees apresenta características físicas e químicas que o tornam um potencial recurso para uso na geração de energia, já que é considerado um recurso natural abundante e de rápido crescimento, diminuindo a pressão sobre os recursos madeireiros.

Palavras-chave: biomassa, potencial energético, recurso natural.

Agradecimentos: Ao Laboratório de Qualidade da Madeira e Bioenergia da Universidade Federal de Goiás pelo apoio.

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa