Logo de V Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira
Aguarde um momento o carregamento da página

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

19-21 de outubro, 2022

Realização

19-21 de outubro, 2022

Local

Goiânia, Goiás

Envio de Trabalho

Finaliza em 31/08/2022

Anais do Evento


Industrialização e produtos da madeira

RENDIMENTO EM CARVÃO VEGETAL DAS ESPÉCIES DE MANGUE DA RESERVA EXTRATIVISTA MARINHA CAETÉ-TAPERAÇU, BRAGANÇA - PARÁ

Rick V. Gama1, Anne C. M. da Costa1, Madson L. G. de Brito2, João R. C. Nobre1, Elias C. de Souza1, Iedo S. Santos1

1Departamento de Engenharia Florestal, Universidade do Estado do Pará (UEPA) Campus de Paragominas., 2Laboratório de Ecologia de Manguezal, Universidade Federal do Pará (UFPA) Campus de Bragança.

E-mail: iedo@uepa.br

Os manguezais do Estado do Pará são formados por três espécies arbóreas: Rhizophora mangle L., Laguncularia racemosa (L.) Gaertn. e Avicennia germinans (L.) Stearn. O objetivo do presente trabalho foi avaliar o rendimento gravimétrico dessas três espécies de mangue que ocorrem na Reserva Extrativista Marinha Caeté-Taperaçu, Bragança – Pará. De cada espécie foram coletadas amostras de cinco árvores obtendo quatro discos de cada espécie. A carbonização foi realizada em um forno elétrico (mufla) adaptado para conseguir obter o rendimento em gases condensáveis. Para comparação estatística foi utilizado o software SISVAR, utilizando o Scott-Knott a 5% de significância. A espécie L. racemosa destaca-se para entre as demais, para a produção desse biocombustível, obtendo o valor médio de 32,75%, o maior valor de rendimento gravimétrico. Os rendimentos em líquidos e gases não apresentaram diferente entre as espécies. Além do rendimento gravimétrico, outras análises são importantes para avaliar a qualidade do biocombustível, assim, com a realização de outras análises químicas e energéticas será possível definir qual o melhor carvão para uso energético.

Palavras-chave: Manguezal; Carbonização; Rendimento sólido.

Agradecimentos: Os Autores agradecem ao Projeto \\\\\\\\\\\\\\\"Mangues da Amazônia\\\\\\\\\\\\\\\", na pessoa do Professor Marcus Fernandes e o CNPq pela bolsa de Iniciação Tecnologica

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa