Logo de V Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira
Aguarde um momento o carregamento da página

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

19-21 de outubro, 2022

Realização

19-21 de outubro, 2022

Local

Goiânia, Goiás

Envio de Trabalho

Finaliza em 31/08/2022

Anais do Evento


Tópicos especiais

UTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS DE PODA URBANA PARA FABRICAÇÃO DE BRIQUETES

Nayara G. Ribaski1, Ugo L. Belini2, Carlos R. S. Junior3, Anna C. C. Ribeiro4, André C. Keiner5, Enzo A. B. de B. e Cunha6

1Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Sustentabilidade Ambiental e Urbana, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Curitiba/PR, Brasil., 2Professor do Programa de Pós Graduação em Sustentabilidade Ambiental e Urbana, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Curitiba/PR, Brasil., 3Universidade Federal de Goiás - UFG, 4Mestranda do Programa de Pós Graduação em Agronomia, Universidade Federal de Goiás – UFG, Goiânia/GO, Brasil., 5Doutorando no Programa de Pós Graduação em Sustentabilidade Ambiental e Urbana, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Curitiba/PR, Brasil., 6Graduando em Engenharia Florestal Universidade Federal de Goiás – UFG, Goiânia/GO, Brasil.

E-mail: nayribaski@hotmail.com

Os resíduos oriundos de podas urbana não são aproveitados da melhor maneira quando se leva em consideração o fator de agregar valor ao produto final. O objetivo do trabalho foi utilizar o resíduo de poda urbana (RPU) gerados no meio urbano de Curitiba, Paraná, para a produção de briquetes. A compactação da biomassa dos RPU foi realizada em uma briquetadeira laboratorial, com temperatura de 120ºC, com pressão de 1200 Kgf.cm-2, tempo de compactação de 5 minutos e resfriamento de 10 minutos com ventilação forçada. Para cada briquete utilizou-se 40 g de resíduo, obtendo um briquete final de aproximadamente 4 cm altura e 3 cm de diâmetro. Os ensaios realizados tiveram como propóstio verificar se os briquetes fabricado podem ser utilizados como fonte de energia. Eles foram: teor de umidade (U%), poder calorífico superior (PCS), densidade a granel (DG), densidade aparente (DA), durabilidade (Dur), expansão volumétrica, resistência a tração por compressão diametral (RTCD) e análise granulométrica, De acordo com os resultados obtidos, os resíduos gerados no desdobro da madeira utilizados neste estudo podem ser utilizados diretamente para a produção de briquetes, sem a necessidade de processamento, como trituração e moagem, reduzindo os custos associados ao seu aproveitamento energético.  

Palavras-chave: Ensaio; Floresta Urbana; Aproveitamento

Agradecimentos: Byocon - Biocombustíveis Cavacos de Madeira; Universidade Federal de Goiás – UFG, com o Laboratório de Qualidade da Madeira e Bioenergia; Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR / FEGA

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa