Logo de V Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira
Aguarde um momento o carregamento da página

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

19-21 de outubro, 2022

Realização

19-21 de outubro, 2022

Local

Goiânia, Goiás

Envio de Trabalho

Finaliza em 31/08/2022

Anais do Evento


Qualidade da Madeira

CRESCIMENTO E DENSIDADE DA MADEIRA DE PARICÁ EM DIFERENTES ESPAÇAMENTOS DE PLANTIO

Jordão C. Moulin1, Fernando da S. A.1, Pedro Y. C. da S. e Silva1, Jean C. L. de Oliveira1, Jonnys P. Castro2, Graziela B. Vidaurre1

1UFES, 2UFRA

E-mail: jordao_cm@hotmail.com

O objetivo do trabalho foi analisar a densidade aparente e o crescimento da madeira de Shizolobium amazonicum (paricá) em cada ano de crescimento das árvores com 8 anos de idade e plantadas em diferentes espaçamentos de plantio. Os espaçamentos utilizados foram de 3 x 3 m, 4 x 4 m e 5 x 5 m, em cada condição de espaçamentos foram utilizadas 5 árvores com diâmetro médio e posteriormente os discos foram retirados na altura de 1,30 m do solo (DAP). A densidade aparente foi determinada no microdensitometro. O espaçamento de plantio mais amplo influenciou no maior crescimento em diâmetro do paricá nos primeiros anos de crescimento, a partir do quinto ano o crescimento foi semelhante entre os espaçamentos de plantio. A densidade da madeira foi pouco afetada pelo espaçamento de plantio, visto que os resultados médios foram de 409 kg.m-³, 386,54 kg.m-³ e 418,64 kg.m-³ respectivamente para os espaçamentos de 3 x 3 m, 4 x 4 m e 5 x 5 m.

Palavras-chave: Shizolobium amazonicum, densidade de plantio, crescimento anual em diâmetro.

Agradecimentos: não se aplica

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa