Anais do Evento
Qualidade da Madeira
RESISTÊNCIA E RIGIDEZ DA MADEIRA DE Eucalyptus benthamii Maiden et Cambage SUBMETIDA A TRATAMENTO COMBINADO DE LIXAMENTO E TERMORRETIFICAÇÃOGustavo N. Teles1, A. B. da Cunha11, Ana M. C. de Souza1
1Centro de Ciências Agroveterinárias – CAV, Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, Lages/SC, Brasil.
E-mail: gustavo_nunesteles@yahoo.com.br
O objetivo do estudo foi avaliar a influência do tratamento combinado de lixamento e termorretificação nas propriedades de resistência e rigidez da madeira de Eucalyptus benthamii Maiden et Cambage proveniente de árvores de rotação longa. Foram utilizadas peças de madeira serrada tangenciais com umidade de 12%, que foram lixadas em 4 grãos de lixa (120, 150, 180 e 220) e termorretificadas em mufla em 4 temperaturas (140oC, 160oC, 180oC e 200oC) durante 4 horas, totalizando 16 tratamentos. O ensaio de flexão estática foi executado de acordo com a norma COPANT 555 (1973), em uma máquina universal de ensaios, Emic DL 30kN, para a obtenção das variáveis de interesse, tensão máxima e módulo de elasticidade. Como resultados, observou-se que o tratamento térmico em diferentes temperaturas apresentou alterações desprezíveis na resistência e na rigidez a flexão estática até 180oC; no entanto, em 200oC, observou-se redução expressiva, que pode ser atribuída ao longo tempo de exposição a temperatura supracitada.
Palavras-chave: Eucalyptus spp; madeira serrada; altas temperaturas; flexão estática.
Agradecimentos: Os autores agradecem a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (FAPESC).
