Logo de V Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira
Aguarde um momento o carregamento da página

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

19-21 de outubro, 2022

Realização

19-21 de outubro, 2022

Local

Goiânia, Goiás

Envio de Trabalho

Finaliza em 31/08/2022

Anais do Evento


Qualidade da Madeira

ASPECTOS MECÂNICOS DA MADEIRA RESINADA

Luana Candaten1, Ana P. R. Zwetsch1, Tauana de S. Mangini1, Samara Lazarotto1, Rafaelo Balbinot1, Rômulo Trevisan1

1UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

E-mail: lcandaten@usp.br

A prática da resinagem tem crescido nos últimos tempos, onde o Brasil é o segundo maior produtor de resina do mundo. Para tal, são necessárias intervenções no tronco das árvores as quais podem influenciar na qualidade final da madeira após o fim do ciclo da retirada de resina. O objetivo desse trabalho foi identificar os aspectos mecânicos da madeira resinada. Para isso, 9 árvores de Pinus elliottii retiradas de uma área de resinagem no litoral médio do Rio Grande do Sul foram transportadas até as dependências do Laboratório de Tecnologia de Produtos Florestais da UFSM/FW onde ocorreu o desdobro e preparo dos corpos de prova para os ensaios mecânicos. Foram avaliadas as condições de flexão estática e compressão paralela e perpendicular das amostras. Os resultados preliminares mostraram que para compressão paralela e perpendicular a madeira resinada se igualou estatisticamente às propriedades da madeira não-resinada, indicando não influência da atividade de resinagem na qualidade da madeira, para a flexão estática o mesmo comportamento foi observado. A partir disso, pode-se concluir que apenas para fins estéticos a qualidade da madeira resinada é afetada. Estudos nesse âmbito estão sendo desenvolvidos no presente projeto e serão divulgados conforme novos resultados forem obtidos.

Palavras-chave: Pinus elliottii; resina; qualidade da madeira

Agradecimentos: This study was financed in part by the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Finance Code 88887.675174/2022-00 e this Âmbar Florestal LTDA.

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa