Logo de V Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira
Aguarde um momento o carregamento da página

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

19-21 de outubro, 2022

Realização

19-21 de outubro, 2022

Local

Goiânia, Goiás

Envio de Trabalho

Finaliza em 31/08/2022

Anais do Evento


Tópicos especiais

USO POTENCIAL DE RESÍDUOS DO AÇAÍ NA PRODUÇÃO DE COMPÓSITOS NA REGIÃO AMAZÔNICA

Elesandra da S. Araujo1, Fábio A. Mori1, Lourival M. M.1

1Universidade Federal de Lavras

E-mail: elesandra.florestal@gmail.com

O estado do Pará é um importante produtor de resíduos lignocelulósicos da atividade agroflorestal do açaí. Essa biomassa residual pode ser reutilizada na confecção de biocompositos, mas para isso, faz-se necessário avaliar primeiramente sua viabilidade econômica, principalmente relacionada à disponibilidade do resíduo para uso industrial. Neste sentido, o presente trabalho quantificou a produção de frutos de açaí no Estado do Pará durante o período de 2015 a 2020, com o objetivo de prever a geração e disponibilidade de resíduos de caroços do açaí anualmente na região. O estudo foi realizado baseado nos dados de produção do fruto de açaí, disponível na plataforma virtual da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca do Pará - SEDAP. A partir dos resultados de produção, foi possível prever a quantidade de resíduos (caroços de açaí), gerados anualmente pelo beneficiamento dos frutos no estado paraense. A produção de frutos de açaí no Estado do Pará foi de 7,3 milhões de toneladas durante o período de 2015 a 2020. Tendo como base a produção de açaí em 2020 (1.478.168 toneladas) foram gerados aproximadamente 1,2 milhões de toneladas de resíduos. Nesse contexto, diante da elevada disponibilidade de matéria-prima, a biomassa residual oriunda do processamento dos frutos de açaí torna-se viável economicamente para ser reaproveitada como reforço na confecção de biocompositos de maior valor agregado.

Palavras-chave: Produção de açaí, Resíduos agroindustriais, Compósitos.

Agradecimentos: A autora agradece à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) pela concessão de bolsa;

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa