Logo de V Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira
Aguarde um momento o carregamento da página

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

19-21 de outubro, 2022

Realização

19-21 de outubro, 2022

Local

Goiânia, Goiás

Envio de Trabalho

Finaliza em 31/08/2022

Anais do Evento


Industrialização e produtos da madeira

QUALIDADE ENERGÉTICA DO CARVÃO VEGETAL DO FUSTE E GALHO DE Eucalyptus urophylla

Guilherme de M. F. Reis1, Renata C. da Silva2, Wagner F. C. de Oliveira1, Thatiele P. E. de Moraes1, Cristiano B. de Moraes1, Raquel Marchesan1

1Universidade Federal do Tocantins, 2Universidade Federal do Paraná

E-mail: guilherme25@mail.uft.edu.br

Este trabalho teve como objetivo determinar as propriedades energéticas do carvão vegetal produzido com a madeira do fuste e do galho de Eucalyptus urophylla aos seis anos de idade. Para tal, foram selecionadas cinco árvores, das quais foram coletados discos da base, DAP e topo do fuste e os galhos que também foram transformados em discos. Da madeira do fuste e galho foram determinadas a densidade básica, teor de extrativos totais, lignina e holocelulose. Para a obtenção do carvão vegetal, a madeira passou pelo processo de pirólise com temperatura final de 500°C e taxa de aquecimento de 5C°/min. Após a produção do carvão vegetal foram analisadas as propriedades energéticas por parâmetros como densidade a granel, análise química imediata (matérias voláteis, carbono fixo e cinzas), poder calorífico, densidade energética e estoque de carbono fixo. Por meio da análise dos resultados foi possível concluir que a madeira do fuste dá origem a um carvão vegetal de melhor qualidade, visto que apresentou maior teor de lignina, maior teor de carbono fixo e consequentemente maior poder calorífico. Porém, por mais que o galho tenha apresentado valores médios menores para as propriedades energéticas do carvão vegetal, o mesmo ainda pode ser considerada uma biomassa com bom potencial para a produção de energia.

Palavras-chave: Energia da biomassa, carbono fixo, densidade energética

Agradecimentos: A Universidade Federal do Tocantins e ao Laboratório de Tecnologia e Utilização de Produtos Florestais I.

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa