Logo de V Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira
Aguarde um momento o carregamento da página

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

19-21 de outubro, 2022

Realização

19-21 de outubro, 2022

Local

Goiânia, Goiás

Envio de Trabalho

Finaliza em 31/08/2022

Anais do Evento


Industrialização e produtos da madeira

MORFOLOGIA DE FIBRAS DE POLPAS CELULÓSICAS PARA A PRODUÇÃO DE PAPEL

Amanda L. Carvalho1, Larissa S. Silva2, Priscila M. da Silva2, Marcelo M. da Costa2, Iara F. Demuner1, Angélica de C. O. Carneiro1

1Laboratório de Painéis e Energia da Madeira, Universidade Federal de Viçosa (UFV), Viçosa/MG, Brasil., 2Laboratório de Celulose e Papel, Universidade Federal de Viçosa (UFV), Viçosa/MG, Brasil.

E-mail: amanda.ladeira@ufv.br

O papel e sua vasta aplicação exigem do setor industrial papeleiro constante desenvolvimento e emprego de tecnologias relacionadas ao controle de qualidade do produto fabricado suprindo as demandas de consumo, sendo que cada empresa ou planta apresentam especificidades em seus respectivos processos. As análises da morfologia dos componentes fibrosos das polpas celulósicas precursoras podem oferecer previsões de certas características, em especial as físico-mecânicas e ópticas, dos papéis produzidos. Neste sentido, objetivou-se o estudo de anatomia de fibras de polpas celulósicas advindas de diferentes empresas do setor de celulose e papel, bem como de polpas puras de pinus, eucalipto e acácia. Foram determinadas as propriedades (comprimento, diâmetro, “coarseness”, fração parede, espessura de parede, Finos A e Finos B) dos elementos fibrosos e as porcentagens de massa por comprimento de fibra e massa por diâmetro de fibra. Os parâmetros mostraram que a análise empregada propicia as previsões das propriedades do papel de polpas em geral. Ficou evidente que as polpas industriais analisadas consistem em misturas de fibras longas e fibras curtas.

Palavras-chave: Caracterização morfológica; qualidade do papel; propriedades do papel

Agradecimentos: À FAPEMIG, Capes, CNPq, SIF, às empresas que doaram as polpas celulósicas e aos laboratórios de Painéis e Energia da Madeira (LAPEM-UFV) e Celulose e Papel (LCP-UFV).

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa