Logo de V Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira
Aguarde um momento o carregamento da página

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

19-21 de outubro, 2022

Realização

19-21 de outubro, 2022

Local

Goiânia, Goiás

Envio de Trabalho

Finaliza em 31/08/2022

Anais do Evento


Industrialização e produtos da madeira

PRODUÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE FILMES COM AMIDO DE MANDIOCA E NANOCELULOSE MICROFIBRILADA

Elaine C. Lengowski1, Ana C. da S. Olimpio1, Vitoria M. C. Izidio1, Eraldo A. B. Júnior1, Gustavo F. Silva1, Elaine C. Lengowski1

1Universidade Federal de Mato Grosso

E-mail: elainelengowski@gmail.com

A busca de novos materiais para encontrar alternativas sustentáveis em substituição do uso crescente embalagens de polímeros sintéticos é crescente. Diante disso os objetivos específicos do trabalho foram: Testar diferentes métodos de homogeneização do amido e nanocelulose, testar diferentes proporções o amido e nanocelulose na produção dos filmes, determinar as propriedades físicas dos filmes; determinar as propriedades mecânicas dos filmes. Para confecção dos filmes foi utilizada polpa kraft branqueada de eucalipto para produção da nanocelulose, glicerol e amido de mandioca. Foram produzidos filmes de amido com 0%, 1% e 2% de nanocelulose e 5% e 10% de glicerol. A gelatinização do amido e homogeneização foi feita por um bastão de vidro, em banho maria a 80°C, mexendo 30 minutos, até formar um gel, que foi transferido para uma forma e seco a 40ºC até a remoção completa da água. Foram produzidos cinco filmes por tratamento. Para realização da permeabilidade ao ar pelo método Gurley e teste de absorção de água pelo método de Coob 60. foram avaliados cinco corpos-de-prova por tratamento e para o ensaio mecânico foram avaliados 10 corpos de prova por tratamento, sendo cinco para o ensaio de tração e cinco para o de arrebentamento. Não foram observados efeitos significativos nas propriedades físicas dos filmes com a variação do teor de nanocelulose e de glicerol. Todos os filmes foram impermeáveis ao ar pelo método Gurley. Foi observada uma queda das propriedades mecânicas com aumento dos teores de plastificante e de nanocelulose.

Palavras-chave: Nanotecnologia; Propriedades físicas; Propriedades mecânicas

Agradecimentos: UFMT, UFPR e ao CNPq.

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa