Logo de V Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira
Aguarde um momento o carregamento da página

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

19-21 de outubro, 2022

Realização

19-21 de outubro, 2022

Local

Goiânia, Goiás

Envio de Trabalho

Finaliza em 31/08/2022

Anais do Evento


Qualidade da Madeira

QUALIDADE ENERGÉTICA DOS BRIQUETES DE ANGELIM VERMELHO (Dinizia excelsa D.)

Maria B. E. Bernardes1, Jhonatan W. Moreira2, Giancarlo B. Borges2

1UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS, 2UFG

E-mail: mariabeatriz89@discente.ufg.br

Os briquetes são biocombustíveis sólidos e densificados, produzidos a partir de resíduos agrícolas e florestais. Possuem alta densidade energética e podem ser utilizados nas indústrias ou qualquer empresa que utilize fornalha e caldeira na qual se queima lenha. O presente trabalho objetivou caracterizar os briquetes produzidos com o resíduo madeireiro do desdobro da madeira de Angelim Vermelho. O resíduo foi coletado em uma serraria na cidade de Vianópolis-GO. Do resíduo madeireiro foram produzidos briquetes utilizando briquetadeira de laboratório com temperatura de 120 ± 5°C, pressão de 140 kgf.cm-2, durante 5 minutos e depois o briquete foi submetido a resfriamento com ventilação forçada por 5 minutos. Dos briquetes foram determinados a densidade aparente, o teor de umidade, o poder calorífico inferior, a densidade energética e a durabilidade. Estes parâmetros de qualidade dos briquetes foram determinados seguindo-se o preconizado pelas normas ABNT, DIN e ASTM. Os resultados das análises indicaram valores médios de 1069,00 kg m³ de densidade aparente, 13,66% de teor de umidade, 4228,70 Kcal kg-¹ de poder calorífico inferior, 16024,54 MJ m³ de densidade energética e 99,98% de durabilidade. Diante dos resultados obtidos neste trabalho e que confirmaram as vantagens da briquetagem, conclui-se que a utilização dos resíduos do desdobro da madeira do Angelim Vermelho como fonte energética na forma de briquetes é viável tecnicamente, sendo uma opção para a destinação correta desses resíduos madeireiros. Palavras-chave: Bioenergia; resíduo; desdobro.

Palavras-chave: Bioenergia; Resíduo; Desdobro; Dinizia excelsa D.

Agradecimentos: O trabalho possui mérito técnico-científico, atende às normas de submissão e se enquadra em um dos eixos temáticos do evento.

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa