Anais do Evento
Qualidade da Madeira
QUALIDADE ENERGÉTICA DOS BRIQUETES DE ANGELIM VERMELHO (Dinizia excelsa D.)Maria B. E. Bernardes1, Jhonatan W. Moreira2, Giancarlo B. Borges2
1UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS, 2UFG
E-mail: mariabeatriz89@discente.ufg.br
Os briquetes são biocombustíveis sólidos e densificados, produzidos a partir de resíduos agrícolas e florestais. Possuem alta densidade energética e podem ser utilizados nas indústrias ou qualquer empresa que utilize fornalha e caldeira na qual se queima lenha. O presente trabalho objetivou caracterizar os briquetes produzidos com o resíduo madeireiro do desdobro da madeira de Angelim Vermelho. O resíduo foi coletado em uma serraria na cidade de Vianópolis-GO. Do resíduo madeireiro foram produzidos briquetes utilizando briquetadeira de laboratório com temperatura de 120 ± 5°C, pressão de 140 kgf.cm-2, durante 5 minutos e depois o briquete foi submetido a resfriamento com ventilação forçada por 5 minutos. Dos briquetes foram determinados a densidade aparente, o teor de umidade, o poder calorífico inferior, a densidade energética e a durabilidade. Estes parâmetros de qualidade dos briquetes foram determinados seguindo-se o preconizado pelas normas ABNT, DIN e ASTM. Os resultados das análises indicaram valores médios de 1069,00 kg m³ de densidade aparente, 13,66% de teor de umidade, 4228,70 Kcal kg-¹ de poder calorífico inferior, 16024,54 MJ m³ de densidade energética e 99,98% de durabilidade. Diante dos resultados obtidos neste trabalho e que confirmaram as vantagens da briquetagem, conclui-se que a utilização dos resíduos do desdobro da madeira do Angelim Vermelho como fonte energética na forma de briquetes é viável tecnicamente, sendo uma opção para a destinação correta desses resíduos madeireiros. Palavras-chave: Bioenergia; resíduo; desdobro.
Palavras-chave: Bioenergia; Resíduo; Desdobro; Dinizia excelsa D.
Agradecimentos: O trabalho possui mérito técnico-científico, atende às normas de submissão e se enquadra em um dos eixos temáticos do evento.
