Logo de V Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira
Aguarde um momento o carregamento da página

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

19-21 de outubro, 2022

Realização

19-21 de outubro, 2022

Local

Goiânia, Goiás

Envio de Trabalho

Finaliza em 31/08/2022

Anais do Evento


Qualidade da Madeira

ALTERAÇÕES NA COMPOSIÇÃO QUÍMICA DA MADEIRA DE Mezilaurus itauba SUBMETIDA A ENSAIO DE CAMPO

Vitória G. de F. Borges1, Yasmin C. Borges1, Aylson C. O.1, Bárbara L. C. Pereira1

1Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

E-mail: vitoriagabrieliborges@gmail.com

O objetivo do trabalho foi avaliar as alterações na composição química da madeira de Itaúba (Mezilaurus itauba), submetida a diferentes tempos de exposição em campo. Para tal, foram utilizadas amostras de madeira com dimensões de 5,0 x 5,0 x 15,0 cm. As amostras foram avaliadas durante 0, 12, 24 e 36 meses de ensaio de campo para a determinação da solubilidade em NaoH (1%), teores de extrativos em água quente e teores extrativos totais, teores de lignina insolúvel (lignina Klason) e solúvel. As médias para a solubilidade em NaOH (1%) apresentaram alterações entre os tratamentos, sendo significativa entre 12 e 24 meses. Para os teores de extrativos, tanto em água quente quanto totais, houve a diminuição ao longo do tempo, no entanto, não foram verificadas diferenças significativas. Para o teor lignina total, houve diminuição, ao comparar a testemunha e 36 meses de exposição. Assim, a exposição em campo da madeira provoca alterações em sua composição química. No entanto, elas foram poucos expressivas após 36 meses, o que demonstra a qualidade da madeira de Itaúba para classes de usos mais propensas ao ataque de xilófagos.

Palavras-chave: Biodeterioração; Durabilidade natural; Intemperismo.

Agradecimentos: Ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), à Faculdade de Engenharia Florestal e ao Laboratório de Tecnologia da Madeira da Universidade Federal de Mato Grosso.

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa