Logo de V Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira
Aguarde um momento o carregamento da página

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

19-21 de outubro, 2022

Realização

19-21 de outubro, 2022

Local

Goiânia, Goiás

Envio de Trabalho

Finaliza em 31/08/2022

Anais do Evento


Industrialização e produtos da madeira

UTILIZAÇÃO DO LICOR PIROLENHOSO COMO POTENCIAL PRESERVATIVO PARA MADEIRAS DE Eucalyptus spp.

Thatiele P. E. de Moraes1, Renata C. da Silva2, Guilherme de M. F. Reis1, Guilherme H. C. Vieira1, Vanessa C. de Almeida1, Raquel Marchesan1

1Universidade Federal do Tocantins, 2Universidade Federal do Paraná

E-mail: tatieleeufrasio@uft.edu.br

O objetivo do trabalho foi avaliar a resistência mecânica e perda de massa de Eucalyptus spp. após exposição ao solo em um campo de apodrecimento durante um período de cinco meses. Para a avaliação foram abatidas três árvores com diâmetro médio de 31,6 cm das quais foram retiradas toras com 50 cm de comprimento e por fim confeccionados os corpos de prova para aplicação dos tratamentos (tratamentos preservativos e tempo de exposição) e análises (MOR, MOE e perda de massa). Após a aplicação dos preservativos, os corpos de prova foram instalados no campo de apodrecimento e coletados periodicamente para as análises e determinação das propriedades. As análises para resistência mecânica, rigidez e perda de massa demonstraram que houve interação entre os fatores (tratamentos preservativos e tempo de exposição) e diferenças significativas entre os tratamentos e dentro dos tratamentos. Por meio dos resultados obtidos pode-se concluir que o tratamento de madeiras de Eucalyptus spp. com o licor pirolenhoso, em comparação com madeiras não tratadas, foi eficiente principalmente para a propriedade de resistência à flexão estática, mostrando-se um potencial produto preservativo.

Palavras-chave: Preservativos da madeira, Licor pirolenhoso, Resistencia mecânica.

Agradecimentos: Universidade Federal do Tocantins e Laboratório de Tecnologia e Utilização de Produtos Florestais I

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa