Logo de V Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira
Aguarde um momento o carregamento da página

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

19-21 de outubro, 2022

Realização

19-21 de outubro, 2022

Local

Goiânia, Goiás

Envio de Trabalho

Finaliza em 31/08/2022

Anais do Evento


Industrialização e produtos da madeira

AVALIAÇÃO DOS ÍNDICES DE QUALIDADE ENERGÉTICA DO FUSTE E DO GALHO DO CLONE DE Eucalyptus SPP.

Renata C. da Silva1, Karolayne F. Saraiva2, Júlia G. do N. Mendes2, Bruna K. S. Gomes2, Dimas A. da Silva1, Raquel Marchesan2

1Universidade Federal do Paraná, 2Universidade Federal do Tocantins

E-mail: rcarvalhosilva.florestal@gmail.com

O objetivo desta pesquisa foi caracterizar e avaliar as propriedades energéticas da madeira e do carvão vegetal do fuste e do galho de Eucalyptus urophylla x Eucalyptus gradis. Para a caracterização da madeira do fuste e do galho foram selecionadas 3 árvores pelo método aleatório simples, de onde foram obtidos discos com espessura de 5 cm (base, meio e topo), destas mesmas árvores foram obtidas a madeira dos galhos. A madeira do fuste de E. urophylla x E. gradis apresentou potencial para produção de energia quando comparado com a madeira do galho. Recomenda-se o carvão vegetal da madeira do fuste de E. urophylla x E. gradis, pois o mesmo apresentou maior rendimento total em carvão vegetal (32,83%) e carbono fixo (74,44%), além alto do poder calorífico superior (7411,01 kcal/kg) quando comparado com o carvão vegetal obtido da madeira do galho. Porém, a madeira obtida dos galhos também possui potencial para a produção de carvão vegetal.

Palavras-chave: Carvão vegetal. Caracterização da madeira. Produção de energia.

Agradecimentos: xxxxx

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa