Anais do Evento
Tópicos especiais
O uso de sementes florestais nativas da Floresta Nacional de Carajás na confecção de biojoias amazônicasAna B. da S. e Lima1, Mateus P. de Queiroz1, Gilmar J. Müller1, Ana P. F. Nascimento2, Selma L. Goulart1
1Universidade Federal Rural da Amazônia, 2Cooperativa dos Extrativistas da FLONA de Carajás
E-mail: anabeatrizlima.ufra@gmail.com
O propósito deste trabalho foi organizar e caracterizar as informações botânicas das sementes utilizadas na produção de biojoias no município de Parauapebas, localizada no sudeste do estado do Pará, para indicar problemas centrais apontados por artesãos e comerciantes deste nicho de mercado, além de oferecer embasamento teórico e sugestões para a melhoria contínua da qualidade da produção de sementes florestais nativas disponibilizadas pela COEX-CARAJÁS. A partir dos depoimentos de produtores locais, com o auxílio de pesquisas bibliográficas baseadas nos nomes científicos e populares, foram analisadas 21 espécies amazônicas atribuídas à produção e comércio de biojoias. Constatou-se que a preparação de sementes florestais não atende as expectativas de demanda para a produção artesanal da cidade, e há a necessidade de uma padronização de coleta e armazenamento das sementes específicas.
Palavras-chave: Biojoias; sementes florestais amazônicas; produção artesanal.
Agradecimentos: Os autores agradecem ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e à COEX-CARAJÁS, pelo apoio prestado ao desenvolvimento deste trabalho.
