Logo de V Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira
Aguarde um momento o carregamento da página

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

19-21 de outubro, 2022

Realização

19-21 de outubro, 2022

Local

Goiânia, Goiás

Envio de Trabalho

Finaliza em 31/08/2022

Anais do Evento


Tópicos especiais

CARACTERIZAÇÃO ANATÔMICA DA CASCA DE Schizolobium parahyba var. amazonicum PROVENIENTE DA AMAZÔNIA BRASILEIRA

Beatriz do C. C. Lima1, Heidy V. de J. Arantes1, Bianca B. Rosário1, L. de J. dos Santos2, S. B. Vieira3, Luiz E. de L. M.1

1Universidade do Estado do Pará - UEPA, 2Universidade Federal de Lavras - UFLA , 3Grupo Arboris

E-mail: be4trizlima1507@gmail.com

A espécie Schizolobium parahyba var. amazonicum, é encontrada na região amazônica brasileira e é popularmente conhecida como paricá, essa espécie é usualmente associada a reflorestamento e na produção de compensado. No entanto, não existem muitas informações em relação às descrições da casca de Schizolobium parahyba var. Amazonicum, desta forma, estudar a casca dessa espécie é extremamente importante para entender a composição celular, o trabalho tem como objetivo caracterizar a casca do caule de Schizolobium parahyba var. amazonicum proveniente de área de manejo sustentável na Amazônia. As cascas da espécie foram caracterizadas microscópicamente. A biometria dos elementos da casca foi realizada em amostras maceradas com uma solução de ácido acético e peróxido de hidrogênio 1:1 (v/v) a 60 ºC por aproximadamente 48 h. O estudo mostrou que a transição do floema condutor e não condutor em árvores tropicais ocorre de forma gradual e que a presença de esclereídes se deu pelo processo de amadurecimento da árvore. As informações apresentadas neste estudo melhoram nossa compreensão das características anatômicas da casca de Schizolobium parahyba var. Amazonicum, para auxiliar em estudos de identificação anatômica da espécie, bem como seu processo de amadurecimento e sua taxonomia.

Palavras-chave: casca, paricá, anatomia

Agradecimentos: não se aplica

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa