Logo de V Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira
Aguarde um momento o carregamento da página

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

19-21 de outubro, 2022

Realização

19-21 de outubro, 2022

Local

Goiânia, Goiás

Envio de Trabalho

Finaliza em 31/08/2022

Anais do Evento


Industrialização e produtos da madeira

CARACTERIZAÇÃO FÍSICA DE CHAPAS DE PARTÍCULAS DE BAIXA DENSIDADE PRODUZIDAS COM MADEIRA DE PINUS E CASCA DE ARROZ

Érika da S. Ferreira1, Amanda de F. Corrêa1, Nathalia F. Gomes1, Leonardo da S. Oliveira1, Andrey J. dos Santos1

1Universidade Federal de Pelotas

E-mail: erikaferreira@yahoo.com

A quantidade de resíduos sólidos (casca de arroz) oriundos das indústrias de beneficiamento deste cereal se torna cada vez mais problemática. Este fato pode estar relacionado à dificuldade em se descartar os resíduos gerados em aterros sanitários convencionais ou por meio de sua queima gerando energia. Uma alternativa possível estaria relacionada à viabilidade técnica de uso deste resíduo lignocelulósico na fabricação de novos produtos, agregando-se maior valor a uma matéria prima que possui baixo custo de aquisição. Nesse contexto o presente estudo busca avaliar as propriedades físicas de painéis isolantes compostos de madeira de pinus (Pinus sp) e casca de arroz (Oryza sp) em diferentes proporções de mistura. Um total de 15 chapas foram produzidas com densidade nominal de 0,16g/cm3 e 0,25g/cm3 e 12% de teor de resina ureia-formaldeído. O processo de prensagem foi realizado de acordo com os seguintes parâmetros: pressão específica = 30 kgf/cm2, temperatura de prensagem = 150°C e tempo de prensagem= 13 minutos. Os painéis foram ensaiados e suas propriedades físicas determinadas de acordo com as especificações da norma europeia. De modo geral as diferentes proporções de casca de arroz influenciaram na elevação do inchamento em espessura das chapas.

Palavras-chave: Resíduo lignocelulósico; painel; propriedade

Agradecimentos: Ao CNPQ pela cessão de recursos financeiros e as empresas Fibraplac, Hexion e beneficiadora de grãos pela doação da madeira, resina ureia-formaldeído e casca de arroz, respectivamente.

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa