Logo de V Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira
Aguarde um momento o carregamento da página

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

19-21 de outubro, 2022

Realização

19-21 de outubro, 2022

Local

Goiânia, Goiás

Envio de Trabalho

Finaliza em 31/08/2022

Anais do Evento


Tópicos especiais

PRÉ-AVALIAÇÃO DE CERTIFICAÇÃO DE MANEJO FLORESTAL PELO SISTEMA FSC - PROPOSTA METODOLÓGICA

Samara Lazarotto1, Gabriela M.2, Luana C.1, Eduardo R.3, Ana P. R. Z.4, Rafaelo Balbinot5

1Universidade Federal de Santa Maria, 2Universidade Federal de Santa Maria Campus Frederico Westphalen , 3Universidade Federal de Santa Maria Campus Frederico Westphalen , 4Universidade Federal de Santa Maria Campus Frederico Westphalen , 5Universidade Federal de Santa Maria Campus Frederico Westphalen

E-mail: samaralazaroto@gmail.com

A certificação florestal de um empreendimento se inicia pela avaliação documental e de campo onde são identificadas as não conformidades. Entretanto, antes desse processo há uma etapa opcional, denominada pré-avaliação, na qual a empresa passa por uma avaliação para identificar antecipadamente situações que impediriam a obtenção do certificado. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é adaptar a metodologia de Diagnóstico Organizacional (DO) para realização de pré-avaliação para certificação florestal em empresas do setor. De tal maneira, realizou-se uma revisão bibliográfica sistemática e também um estudo de caso onde foi analisado os 10 princípios da norma de manejo do sistema Forest Stewardship Council (FSC). As respostas foram organizadas em planilha eletrônica e sua organização e análise foi conduzida no software Power BI. Por meio da adaptação metodológica (DO), obteve-se como resultado: Dez questionários para coleta de dados; Desenvolvimento de categorias de problemas; Adaptação da metodologia de checklist administrativo denominada – 5W2H (para organização e acompanhamento de planos de ação). Quanto ao estudo de caso, o princípio 5 (benefícios da floresta) deteve o maior nível de conformidade, com 82,5%, enquanto o princípio 9 (manutenção de florestas de alto valor de conservação) não cumpriu nenhum dos indicadores. Com isso, concluímos que os questionários podem ser aplicados para a pré-avaliação, o software Power BI demonstrou ser uma ferramenta eficiente que tornou a apresentação interativa e de fácil entendimento. Enquanto a metodologia 5W2H, cumpriu sua função e auxiliou na organização dos planos de ação, mas não demonstrou ser a ferramenta ideal para o acompanhamento.

Palavras-chave: Diagnóstico Organizacional; Power BI; Sistema de Certificação Florestal.

Agradecimentos: não se aplica

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa