Logo de V Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira
Aguarde um momento o carregamento da página

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

19-21 de outubro, 2022

Realização

19-21 de outubro, 2022

Local

Goiânia, Goiás

Envio de Trabalho

Finaliza em 31/08/2022

Anais do Evento


Tópicos especiais

Pesquisa colaborativa para a sustentabilidade da indústria de celulose e papel: um estudo de caso de Newfoundland, Canadá

Mery A. Perez1, Ken Carter1, Brennan L.1

1Memorial University

E-mail: mperez@grenfell.mun.ca

Resumo: A saúde das economias locais está ligada à diversificação e inovação. A indústria de papel e celulose, teve um declínio significativo nas últimas décadas devido ao enfraquecimento da demanda pela produção de jornais e à exploração limitada de fluxos de produtos alternativos inovadores. Este artigo examina o potencial do engajamento multissetorial para ajudar as economias locais a prosperar em regiões dependentes do setor florestal. Informados pelo modelo de hélice quádrupla de inovação regional, apresentamos um estudo de caso da Corner Brook Celulose e Papel (CBPPL) e do Centro de Pesquisa e Inovação (CRI), recém-lançado hub de inovação focado no setor florestal. A CBPPL forneceu a base econômica para a cidade de Corner Brook por décadas. A localização da cidade perto de florestas boreais inexploradas e sua baixa densidade populacional a tornam um local adequado para aproveitar esse recurso abundante na província de Newfoundland and Labrador, Canadá. No entanto, o declínio do CBPPL seguindo as tendências globais levou à ação entre os principais atores que representam a academia, a indústria, a sociedade civil e o governo para desencadear mudanças por meio de pesquisas colaborativas em fluxos de produtos alternativos, particularmente através da utilização de subprodutos. Nossa análise mostra que essa colaboração pode contribuir para a sustentabilidade ambiental e econômica da indústria de celulose e papel e do setor florestal em geral por meio da inovação, melhoria do desempenho ambiental e promoção de sinergias com outros atores-chave da região. Concluímos oferecendo algumas lições aprendidas com o projeto CRI.

Palavras-chave: Inovação regional, setor florestal, papel e celulose, economias locais, Canadá

Agradecimentos: xxxxx

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa