Logo de V Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira
Aguarde um momento o carregamento da página

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

19-21 de outubro, 2022

Realização

19-21 de outubro, 2022

Local

Goiânia, Goiás

Envio de Trabalho

Finaliza em 31/08/2022

Anais do Evento


Industrialização e produtos da madeira

Molhabilidade da madeira de Eucalyptus benthamii Maiden et Cambage submetida a tratamento combinado de lixamento e termorretificação

Alexsandro B. da Cunha1, Gustavo N. Teles1, Ângela S. dos Santos1, Camila A. Corrêa1

1UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina

E-mail: alexsandro.cunha@udesc.br

O objetivo do estudo foi analisar a qualidade da superfície da madeira de Eucalyptus benthamii submetida ao tratamento combinado de lixamento e termorretificação, por meio da determinação da molhabilidade. Foram utilizadas peças de madeira serrada tangenciais, retiradas da porção do cerne dos toretes, que foram preparadas com quatro grãos de lixa (120, 150, 180 e 220) e quatro temperaturas (140oC, 160oC, 180oC e 200oC), totalizando 16 tratamentos. No desenvolvimento do estudo foi utilizada uma lixadeira de mão, na qual foram feitos movimentos longitudinais e uma mufla, onde as peças permaneceram durante 4 horas. A molhabilidade foi determinada, de forma adaptada, pelo ângulo de contato entre o líquido e a madeira. Como resultados, observou-se que o processo de lixamento com diferentes grãos de lixa reduziu a molhabilidade da madeira, deixando-a mais hidrofóbica, enquanto que a termorretificação deixou a madeira mais hidrofóbica somente até 180oC, sendo que a partir deste ponto, o ângulo de contato reduziu de forma expressiva.

Palavras-chave: Eucalyptus spp; qualidade de superfície; tratamento térmico, higroscopicidade.

Agradecimentos: Os autores agradecem a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (FAPESC).

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa